Prefeitura de Belém promove a 1ª edição da Virada Esportiva

Foto: Prefeitura de Belém/Reprodução

A biomédica Marcela Montenegro, de 24 anos, não escondia a empolgação com cada gol que marcava jogando pebolim. Participante de vários grupos de campeonatos de totó, como é conhecido o jogo de mesa, a biomédica foi uma das primeiras participantes a chegar ao Ginásio Altino Pimenta, no bairro do Umarizal, na manhã desta terça-feira, 19. A jovem foi uma das centenas a participar das várias atividades promovidas pela Prefeitura de Belém durante a primeira Virada Esportiva.

“Eu jogava muito na escola. É o único esporte que sou boa e quando soube dessa programação, eu corri para o ginásio para encontrar alguém e jogar”, brincou Marcela.

A Virada Esportiva iniciou na manhã de hoje, 19 e segue até às 9h desta quarta, 20, oferecendo 24h de esporte gratuito, com várias modalidades, como futsal, vôlei, basquete, skate, muay thai, capoeira, xadrez e dama. Além de comemorar o Dia do Esportista, celebrado hoje, o evento visa incentivar a prática do esporte, de acordo com Wilson Neto, titular da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). “As atividades estão sendo desenvolvidas para todos, crianças, jovens e adultos, para que possamos agregar e incluir por meio do esporte, que é uma grande ferramenta para a qualidade de vida”, destacou.

O estudante Márcio Carvalho, de 17 anos, aproveitou que teria aula apenas no turno da tarde e saiu do bairro do Guamá, para jogar futsal e participar da programação promovida pela Prefeitura de Belém. “Gosto muito de jogar futsal, ter essa oportunidade de poder me divertir com os meus amigos e não ficar pela rua, é ótimo. Poderia ficar o dia todo”, disse.

Mas não são só os esportes tradicionais que estão tendo espaço na programação. Uma rampa foi montada para atender os amantes dos esportes radicais. O skatista Gabriel Leão, 41, divertiu-se com as várias manobras e parabenizou a iniciativa da Prefeitura. “É uma iniciativa muito legal, além de valorizar e não deixar passar em branco o dia do esportista, é uma ocupação positiva para os jovens que estão fazendo esporte e se divertindo com os amigos”, comentou.

Assistidos pelo Centro Pop São Brás, espaço que atende pessoas em situação de rua, mantido pela Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), também puderam participar da programação. Cerca de 15 jovens participaram dos jogos. A técnica do Centro Pop, Wuilnely Pinheiro, que acompanhou o grupo, reforçou a importância do evento para a socialização dos atendidos. “Temos que proporcionar e integrar as pessoas que atendemos, todo tipo de atividade cultural, de esporte e lazer é válida”.

Serviço:

A Virada Esportiva, promovida pela Prefeitura de Belém, segue até às 9h, desta quarta-feira, 20, no Ginásio Altino Pimenta, bairro do Umarizal. Diversas modalidades estão sendo oferecidas, como futsal, vôlei, basquete, skate, patins, slackline, muay thai, capoeira, basquete em cadeira de rodas, xadrez e dama.

Texto: Victor Miranda / Prefeitura de Belém

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta