Popularmente conhecida como rodovia Transamazônica, a BR-230 é um trecho importante para o eixo de integração nacional na região norte. No total, foram pavimentados 12 quilômetros que ligam a ponte sobre o Rio Araguaia, na divisa do Tocantins com o Pará.
O trecho começou a ser pavimentado em 2003 – faltam apenas esses 12 quilômetros -, mas as obras estavam paradas há 16 anos e foram retomadas este ano, no governo Bolsonaro. O valor do contrato é de R$ 22 milhões.
A pavimentação proporcionará melhorias na mobilidade de tráfego entre os dois estados federativos, Tocantins e Pará, contribuindo para a integração socioeconômica da microrregião de Marabá (PA), bem como da mesorregião do Sudeste Paraense e para microrregião do Bico do Papagaio, situada na mesorregião Ocidental do Tocantins.
Além da pavimentação na BR-230/PA, o DNIT está substituindo pontes de madeira por estruturas de concreto localizadas na região.
Confira o vídeo divulgado pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes anunciando o término da obra:
Veja como foi o processo de revitalização iniciada em Julho:
Mais 12km da BR-230/PA (Transamazônica) que estão sendo pavimentados pelo Governo @JairBolsonaro, entre Marabá e a divisa com o Tocantins. Importante para o desenvolvimento da região e estratégico para a integração nacional pic.twitter.com/KUQHhhrvQ8
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 18, 2019