15º Festival da Galinha Caipira de Santarém valoriza a culinária local e atrai grande público

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Mauro Nayan

Milhares de Pessoas prestigiaram do 15º Festival da Galinha Caipira, realizado neste fim de semana na comunidade Estrada Nova, localizada na região de Planalto, Rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), distante 14 km de Santarém. A ideia do festival foi incentivar e valorizar as famílias a investirem na criação de galinhas caipiras, destacando a gastronomia local, com pratos típicos.

O festival foi organizado pela Associação de Moradores e Produtores Rurais de Estrada Nova (Amprenova), em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e empresários locais.

O festival agitou toda a comunidade e atraiu visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas. Ele contou com shows musicais e culturais, com artistas nacionais e bandas locais, além de um cardápio tradicional feito à base de galinha caipira. O prato da galinha variava entre R$ 12 e R$ 15.

Para o festival foram preparadas aproximadamente 200 galinhas feitas pelos próprios moradores da comunidade. Nesse sentido, foi oferecido um cardápio feito somente à base de galinha caipira como: torta, salpicão, vatapá, farofa, sopa e guisado, junto com outras delícias regionais como: vatapá, tacacá, bolo de macaxeira, pudim, doces e mingau de milho.

A coordenadora do festival, Jilcilene Freitas, avalia positivamente a edição 2019. Segundo ela, houve participação maciça da população, tanto urbana quanto rural. “Esse ano o festival foi um dos melhores. Desde a organização até a participação do público nos dois dias de evento. Esperamos que o próximo ano seja melhor ainda”, informou

A ideia de criar o Festival da Galinha Caipira, na Estrada Nova, surgiu a partir de um pequeno grupo de 20 pessoas da comunidade, há cerca de 15 anos. Desde lá o evento só cresceu.

A comunidade Estrada Nova fica na margem direita da Rodovia Santarém-Curuá-Una (Km 14, da PA-370) e é constituída por 300 famílias.

 

 



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas