A prefeitura de Parauapebas comunica que até as 15 horas desta sexta-feira(20), foram 15 casos notificados no município, dos quais 1 foi descartado e 14 seguem em análise.
E com o objetivo de manter a população informada sobre essa situação, a partir desta sexta-feira (20), um boletim epidemiológico sobre casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 no município de Parauapebas será publicado nos canais oficiais de comunicação da prefeitura, diariamente, a partir das 18h.
De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde (Visa), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o presente momento foram notificados 14 casos suspeitos, dos quais 1 foi descartado.
Os seguintes números de telefone passam a ser disponibilizados no município para quem tiver dúvidas sobre o Coronavírus: 9 9199-8790/9 9301 8235. No link https://www.parauapebas.pa.gov.br/index.php/parauapebas-contra-o-coronavirus.html estão disponíveis os Boletins Epidemiológicos publicados diariamente sobre os casos notificados, assim como conteúdos informativos sobre prevenção e ações do município no combate ao Coronavírus. Ajude a combater Fake News, compartilhe as informações oficiais da prefeitura.
Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).