Parauapebas foi o grande destaque paraense no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios

Imagem do Bairro Cidade Nova em Parauapebas (PA).

A economia do Pará e suas cidades oferecem aos empreendedores diversas oportunidades de negócios nos setores da indústria e do comércio.

Com base nos dados do Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, elaborado pela Urban Systems para a Revista Exame, a reportagem do Portal Canaã elencou as cidades paraenses que fazem parte do ranking em cada setor.

Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios

O ranking, elaborado anualmente desde 2014, avalia municípios com população superior a 100 mil habitantes e indica as 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios.

O estudo divide as cidades em seis eixos econômicos: Comércio, Serviços, Mercado Imobiliário, Educação, Indústria e Agropecuária.

Melhores cidades do Pará para negócios: comércio

Uma das novidades do ranking é Parauapebas, que, no setor de comércio, figura em 46º lugar, sendo a 1ª do Pará.

Outra cidade paraense que conquistou, pela primeira vez, seu lugar entre as 100 melhores cidades para negócios foi Paragominas, em 87º lugar.

Melhores cidades do Pará para negócios: serviços

No setor de serviços, a 1ª cidade paraense a figurar na lista é Breves, na 17ª posição, seguida por Belém, na 24ª posição, perdendo uma posição em relação ao ano anterior, quando ocupou o 23º lugar da lista.

Em compensação, Barcarena, que em 2021 ficou em 89º lugar, saltou para a 32ª posição, demonstrando excelente potencial de crescimento de um ano para o outro. Também aparecem na listagem Marituba (54º), Marabá (75º), Parauapebas (77º), Abaetetuba (95º) e Ananindeua (96º).

Em relação ao mercado de serviços, Pará foi um dos estados com mais municípios entre as melhores cidades para investir em serviços

Melhores cidades do Pará para negócios: mercado imobiliário

Já nesse quesito, Belém, a capital do Pará, foi a cidade paraense com maior destaque, sendo a 25º melhor cidade para esse tipo de negócio, conquistando 3 posições acima em comparação ao ranking de 2021.

Ananindeua é outra cidade indicada pela lista, na 80ª posição, que não constava no estudo anterior.

Melhores cidades do Pará para negócios: educação

Parauapebas foi o primeiro município a representar o Pará na análise do setor de educação, em 56º lugar. Em seguida, vem Marabá, na 72ª posição.

Embora a colocação das cidades paraenses não seja das melhores nesse ramo, é importante referir que, no ano anterior, nenhum desses dois municípios foi citado, portanto o avanço é positivo.

Melhores cidades do Pará para negócios: indústria

No ranking específico do setor da indústria, duas cidades garantiram a presença dos paraenses: Itaituba, na 20ª posição, e Marabá em 27ª posição.

Melhores cidades do Pará para negócios: Agropecuária

Por fim, analisando a lista de cidades do setor da agropecuária, temos três cidades representando o Estado do Pará: Paragominas (na 35ª posição), Abaetetuba (na 39ª posição) e Santarém (na 85ª posição)

Parauapebas: uma das melhores cidades do Pará para negócios

Depois de conhecer as principais cidades paraenses para negócios, é preciso destacar o potencial de Parauapebas.

Figurando em excelentes posições em três dos seis rankings, Parauapebas se apresenta como uma excelente alternativa de investimento para quem busca estabelecer novos negócios, ou expandir os já existentes.

A cidade conquistou o primeiro lugar, dentre os municípios paraenses, nos setores de educação e comércio, demonstrando sua grande viabilidade para receber investidores.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *