Pará é segundo estado com maior número de mortes causadas por HIV no Brasil

Segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde, o Pará ocupa o segundo lugar com maior número de mortes causadas por HIV no Brasil. Segundo a pesquisa a falta de informação e os descuidos são as principais causas da contaminação pelo vírus.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, em 14 anos mais de sete mil pessoas morreram por complicações decorrentes da Aids no Pará. Neste ano de acordo com os dados atualizados, até o mês de abril 312 pessoas morreram vítimas da doença. Uma média de três mortes por dia.

Segundo um grupo de voluntários e ativistas que lutam para disseminar a informação ao combate do vírus, a informação precisa chegar até a juventude que não viveu e conheceu a origem do problema há trinta anos quando se deu a epidemia do vírus. “É necessário sim essa linguagem mais próxima da população em parceria com a sociedade civil “, diz o Beto Paes do comitê arte pela vida.

Segundo a Sespa, o governo está enfrentando esse grande desafio que é promover ações no intuito de reduzir a mortalidade de pessoas infectadas com o vírus do HIV e que sofrem de AIDS. Ainda segundo a Sespa, esse desafio é uma condição crônica e que se não houver o tratamento de uma forma contínua sem interrupções, e com diagnóstico precoce, esse indivíduo deixa de ter a expectativa de qualidade de vida que hoje a medicina através dos medicamentos já pode oferecer.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta