Movimenta Pebas abre inscrições para curso sobre cinema de baixíssimo orçamento com Cavi Borges

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Live no dia 13/4 marcará oficialmente a abertura do curso sobre História do Cinema de Baixíssimo Orçamento Foto: Patrícia Niedermeier

Estão abertas as inscrições para o curso on-line sobre História do Cinema de Baixíssimo Orçamento. Esta é a primeira atividade da etapa audiovisual do projeto Movimenta Pebas, patrocinado pela Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, e adaptado para promover ações também durante a pandemia.

O curso, que tem duração de dez horas, será conduzido pelo premiado cineasta brasileiro Cavi Borges. Os interessados podem se inscrever pelas redes sociais do projeto. No dia 13/4, uma live marcará oficialmente a abertura do curso. A inscrição garante, além do acesso ao conteúdo, certificado de participação no curso.

Durante as aulas, que estarão disponíveis também para consulta, os participantes terão contato com o universo do cinema independente e os conceitos que permeiam a concepção, produção, edição e distribuição de produções de baixo orçamento, como séries, curtas e longas-metragens, documentários e filmes de ficção com argumentos e formatos diversificados.  “O curso ajuda a mostrar que fazer cinema é possível e está ao alcance de todos”, define Cavi Borges. “Vamos aprender a produzir um cinema genuinamente brasileiro, com pouca grana, mas com muita criatividade, coletividade e afetividade”, completa.

Na programação deste mês abril, o projeto promoverá também curso de História do Cinema Paraense, com a cineasta e professora da Universidade Federal do Pará, Jorane Castro, e uma mostra de cinema, que contará com a exibição de dez curtas-metragens paraenses. Todas as atividades serão on-line e gratuitas.

“Para quem gosta de cinema, nossa programação está imperdível. Serão mais de 16 horas de atividades on-line, que pretendem valorizar e estimular a produção audiovisual regional e a formação de novos cineastas por meio de linguagens inovadoras e diálogos coletivos”, explica Gilberto Scarpa, coordenador e curador do Movimenta Pebas. As ações de audiovisual realizadas pelo Movimenta Pebas dão continuidade ao projeto iniciado em 2020. É importante ressaltar que o projeto já foi renovado para 2021, contemplando novas programações.

Para a gerente do Instituto Cultural Vale, Christiana Saldanha, incentivar e propagar a cultura é uma forma de promover uma transformação significativa na sociedade e guiar as próximas gerações em direção a um futuro mais plural e com novas perspectivas. “Em 2021, alcançamos o investimento de R$ 154 milhões para patrocinar 145 projetos. Sendo que 77 de escolha direta e 68 selecionados via Chamada Vale de Patrocínios, o primeiro edital de patrocínios do Instituto Cultural, realizada ano passado. É um número significativo, principalmente em um momento delicado da pandemia, onde o setor cultural foi tão atingido”, destaca.

Cavi Borges
Cavi Borges tem mais de 20 anos de experiência no setor audiovisual brasileiro. É fundador da Cavideo, locadora especializada em filmes de arte raros e clássicos, que se tornou referência entre os amantes de cinema e mais tarde, produtora e distribuidora de filmes nacionais. Formado em Cinema e Economia, já dirigiu 44 curtas e 16 longas, como produtor, realizou 154 curtas e 77 longas. Cavi recebeu 178 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Seus filmes já foram exibidos em grandes festivais como Cannes, Berlim, Locarno, Rotterdam, Gramado, Cine PE e Festival do Rio.

Sobre o Movimenta Pebas
O Movimenta Pebas oferece programação diversificada e totalmente gratuita à população nas áreas de teatro, dança, audiovisual e artes plásticas. O projeto também investe na produção e na capacitação dos artistas locais, impulsionando a rede produtiva da cultura e gerando renda.

Adaptado para promover ações também durante a pandemia, o Movimenta Pebas já selecionou, por meio de concurso cultural, cinco peças teatrais de curta duração que serão montadas com recursos do projeto. Além disso, mais de 200 jovens e adultos de Parauapebas participaram de cursos on-line de capacitação em diferentes modalidades de dança com a equipe da renomada Corpo Escola de Dança, do Grupo Corpo. Na etapa de música, o projeto selecionou, produziu e divulgou dez videoclipes com músicas inéditas de compositores daquele município.

O Movimenta Pebas tem patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura Municipal de Parauapebas, Secretaria Municipal de Cultura, através do Centro Cultural de Parauapebas – CCP e Instituto Vivas, e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal.

Serviço
Inscrições para o curso on-line sobre História do Cinema de Baixíssimo Orçamento
Onde:
https://www.instagram.com/movimentapebasoficial/
https://www.facebook.com/movimentapebasoficial
Início do curso: 13/04/2021



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas