Marabá e Parauapebas registram mais de 12 mil ‘gatos’ na rede elétrica em 2023, revela levantamento

Talão de Energia | Foto: Jorge Clésio

Um levantamento divulgado pela Equatorial Pará revelou que, em 2023, mais de 12 mil ligações clandestinas foram identificadas nas cidades de Marabá e Parauapebas, contribuindo para um total de 135 mil fraudes no consumo de energia em todo o estado. A distribuidora de energia realizou um impressionante número de 257.930 fiscalizações ao longo do ano, intensificando esforços para combater o furto de energia.

A capital, Belém, liderou a lista com 23.540 casos de furto de energia, seguida por Ananindeua com 12.609, Santarém com 7.084, Marabá com 6.259 e Parauapebas com 5.762 ocorrências. Esses municípios também foram alvos de um grande número de ações da distribuidora, com Belém registrando 49.441 fiscalizações, Ananindeua com 24.850, Santarém com 16.481, Marabá com 15.346 e Parauapebas com 14.112.

Arthur Frederick, gerente tático de Serviços Técnicos e Comerciais da Equatorial Pará, enfatiza a importância das ações regulares da distribuidora em todo o estado para mapear, identificar e regularizar clientes que estejam conectados clandestinamente à rede de energia. Ele destaca também a relevância da participação da população no processo de denúncia desses casos.

“A fiscalização é importante porque, além de identificar a prática de um crime, que é o furto de energia, ela também evita acidentes graves e até fatais. Ligações elétricas irregulares podem interromper o fornecimento de energia, pois são realizadas à revelia da distribuidora e, com isso, sobrecarrega a rede. E as pessoas podem ajudar a denunciar esses casos para que a empresa possa agir e regularizar a situação”, afirma Arthur.

O furto de energia é considerado crime conforme o artigo 155, podendo resultar em pena de um a quatro anos de reclusão, além da aplicação de multa. A população pode denunciar qualquer irregularidade para o disque denúncia da Polícia Civil, no número 181, ou através dos canais de comunicação da Equatorial Pará. As denúncias podem ser feitas anonimamente nos canais de atendimento da empresa, como o site (www.equatorialenergia.com.br), Central de Atendimento (0800 091 0196) e aplicativo.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

2 thoughts on “Marabá e Parauapebas registram mais de 12 mil ‘gatos’ na rede elétrica em 2023, revela levantamento

  1. Meu nome é Josué Alves, sou técnico em eletrotécnica e graduado em investigação.

    Vendo esse noticiário da companhia de energia equatorial PA, sobre furto de energia , me fez lembrar que a cerca de quase dois anos atrás desenvolvi uma pesquisa sobre como inibir esse tipo de ação junto aos clientes da concessionária. Essa pesquisa para mim foi um sucesso , tentei entrar em contato com a concessionária via link de denúncia para participar a minha ideia neste sentido porém nunca tive retorno por parte da equatorial…

Deixe uma resposta