Helder Barbalho aceitaria zerar o ICMS se pudesse taxar a mineração em 6,6%

Segundo o Governo, o Pará perderia 3 bilhões por ano.
Helder Barbalho em Canaã dos Carajás durante a Fenecan 2019 / Foto: Jorge Clésio

Após desafio proposto pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, Governador do Pará, Helder Barbalho resolveu entrar nas discussão pelas redes sociais sobre baixar o preços dos combustíveis, a partir do ICMS.

Nesta quarta-feira, Bolsonaro fez o seguinte desafio “Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito. Tá ok?”, disse, na saída do Palácio da Alvorada.

Segundo o Governo do Pará, no Twitter compartilhado por Helder, com a nova proposta do presidente, o Pará perderia 3 bilhões de reais por ano, cerca de 30% da arrecadação do ICMS, a maior fonte de recursos do estado.

“Com a nova proposta do Governo Federal, o Pará perderia 3 bilhões por ano, cerca de 30% da arrecadação do ICMS, a maior fonte de recursos do Estado. Assim sendo, o Governo do Pará aceita zerar o imposto sobre combustíveis – desde que possa taxar a mineração em 6,6%.”, afirmou o perfil do Governo do Pará

Seguido de:

Desde 1996, com a Lei Kandir, o Estado do Pará foi proibido de tributar sua maior riqueza: a mineração. Nunca, em nenhuma gestão, recebeu as contrapartidas que o Governo Federal tinha obrigação de pagar.

Bolsonaro desafia Governadores “Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS”

Respostas de 4

  1. Vamos governado seja o primeiro a ajuda o presidente a levanta o país com a baixa do combustível só tem a produzir mais ainda gerando mais investimentos em todas as areais possíveis

  2. Então o Governador so teve está ideia por que está pensando em arrecadar.
    O governo federal não vai arrecadar nada na gasolina e o estado não está pensando na população.
    Esse caso da mineradora eu concordei sim, porém cada caso e um caso

  3. Governador que realmente pensa na população irá aceitar a proposta do Jair Bolsonaro, mas sabemos que Helder também tem que ter um plano B, por que abrindo mão desses impostos pode vim a falhar com pagamentos de servidores públicos e, virar uma verdadeira zona, as mineradoras tem que realmente serem tributadas pelo estado sim com certeza.

Deixe um comentário

Acompanhe as notícias no WhatsApp



+ MAIS ASSUNTOS