As inscrições para o processo seletivo do Programa Jovem Talento 2020 – o programa Jovem Aprendiz da Albras e Alunorte, estão abertas de 14 de outubro a 2 de novembro de 2019.
Nesta edição, são ofertadas cerca de 230 vagas para a Alunorte e Albras. A seleção é destinada a jovens de 18 a 22 anos, completados até 16 de março de 2020, que residam nos municípios paraenses de Barcarena ou Abaetetuba.
Os candidatos devem ter o ensino médio completo, disponibilidade para realizar o curso com carga horária diária de 8h e não ter sido selecionado anteriormente pelo programa.
É recomendável que os participantes leiam previamente as instruções na página de candidatura online.
No ato da inscrição, é obrigatório anexar o currículo, comprovante de residência, comprovante de conclusão do Ensino Médio, documento de identidade e a folha de identificação da Carteira de Trabalho. Após a inscrição online, os candidatos recebem um e-mail de confirmação.
O processo seletivo é dividido em cinco etapas. A primeira conta com testes online, na segunda os candidatos passam por avaliação psicotécnica e redação; e na terceira é realizada uma dinâmica de grupo. A quarta etapa é a fase de teste de força. A seleção é finalizada com a realização dos exames que compõem o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
Em 2020, o programa contará com formação técnica externa oferecida em conjunto com o SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, por seis meses, e a formação interna na Alunorte e na Albras, também por seis meses. O programa tem duração de um ano, com remuneração e benefícios ofertados compatíveis com os valores do mercado, e os selecionados devem iniciar o trabalho em março de 2020.
O Jovem Talento é realizado pela Hydro, desde 2011, com o objetivo de contribuir para a qualificação de jovens das comunidades do entorno de suas unidades. Esta é a segunda vez que a companhia promove a seleção com processo seletivo válido para a Alunorte e Albras. Na edição de 2019, 125 pessoas participaram do programa nas duas empresas.