A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), está promovendo um curso de “Excelência na Prestação de Serviço” nas Usinas da Paz dos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, na Região de Integração de Carajás, no sudeste do Estado.
O objetivo da ação é contribuir com o desenvolvimento econômico e social nos territórios, proporcionando geração de renda a partir do conhecimento disseminado nas turmas formadas nas UsiPaz.
Na UsiPaz de Parauapebas, foram ofertadas 30 vagas. As aulas tiveram início na última segunda-feira (11) e se estenderão até esta sexta-feira (15), com a certificação de todos os concluintes.
Em Canaã dos Carajás, a capacitação terá início no dia 18 de março e se estenderá até 22 de março, com 50 vagas oferecidas.
Com duração de 20 horas aulas, a capacitação aborda diversos aspectos relacionados ao atendimento de qualidade. Os temas incluem marketing pessoal e institucional, empreendedorismo, gestão de qualidade, satisfação pessoal e do cliente, profissionalismo total, desenvolvimento humano sustentável, produtos e serviços, entre outros. A grade curricular integra esses tópicos, proporcionando formação para profissionais qualificados em diversos setores do mercado de trabalho.
As atividades são divididas em dois momentos: a parte teórica e a dinâmica de grupo. Durante as aulas, são avaliados o entendimento das temáticas abordadas, além de contemplar as opiniões e debates registrados.
A formação é ministrada por Guilherme de La Rocque, especialista em Cursos de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor. Em sua fala, La Rocque ressalta que o TerPaz/Sedeme demonstra mais uma vez o compromisso com a excelência na prestação de serviços e o entendimento das mudanças e novos comportamentos necessários para alcançar resultados satisfatórios e sustentáveis. O desenvolvimento humano e profissional é enfatizado, pois atitudes objetivas e profissionalismo são essenciais para o sucesso atual e futuro dos empreendimentos.
Francivânia Alexandria, de 32 anos, artesã de artes em bordados, participa da formação e conta que “o conhecimento adquirido proporcionará uma ampla visão do objetivo a ser alcançado. Estou aprendendo a usar a estratégia de como manter o foco para alcançarmos o sucesso no mercado de trabalho, e assim, proporcionamos ao cliente satisfação com o produto oferecido e também com a excelência no atendimento”, disse a artesã.
O secretário de Estado da Sedeme, Paulo Bengtson, enfatiza a relevância de apoiar capacitações profissionais, permitindo que os participantes adquiram novos conhecimentos e habilidades para desempenhar suas atividades com eficiência e autonomia. Ele destacou, ainda, que a Sedeme é responsável por coordenar diversas ações e políticas voltadas para ampliar a competitividade da economia paraense e contribuir para aumentar a geração de renda e empregos no Estado.