Polícia Federal ‘visita’ Canaã mais uma vez e desmobiliza garimpeiros

Uma ação conjunta de vários órgãos fiscalizadores, juntamente com a Polícia Federal, estiveram mais uma vez na região da Nova Jerusalém, em Canaã dos Carajás para conter a prática ilegal de garimpos, que operam, também no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos. A operação ocorre nesta quinta-feira-santa(14).

Segundo informações obtidas pelo Portal Canaã, garimpos informais na região da Nova Jerusalém são os principais alvos. Locais foram fechados e, pessoas, máquinas e equipamentos já foram apreendidos. Os prejuízos são incalculáveis.

Pelo menos cem homens estão envolvidos na operação conjunta.

As ações da PF, sempre tem como foco a desativação de garimpos, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal, e a repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.

https://www.youtube.com/watch?v=dScVdnIyB1Y

Canaã dos Carajás é um dos berços de jazidas de ouro e prática de garimpos clandestinos. A exploração informal vem aquecendo a busca por riquezas e a economia local.

Não é a primeira vez que a PF realiza esse tipo de operação na região, em Outubro de 2021, o órgão também esteve em Canaã fechando garimpos.

As informações da operação ainda não são precisas e nem foram divulgadas oficialmente, mas o Portal Canaã continua apurando para obter mais informações.

A ação da PF contou com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e a Polícia Militar do Pará (PMPA) e o ICMBio.

Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Artesanal e em Pequena Escala (Pró-Mape)

Assista e conheça o Pró-Mape.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta