Pioneira, Escola Raimundo de Oliveira completa 34 anos em Canaã dos Carajás

Escola pertence a Vila Bom Jesus e faz parte de sua história
Escola é pioneira na formação de alunos. Foto dos anos 90 ainda em estrutura de madeira. / Arquivo

A Escola Raimundo de Oliveira, localizada na Vila Bom Jesus, está comemorando seu 34º aniversário neste dia 02 de março.

Fundada em 1989, a escola surgiu a partir da demanda de crianças que estavam fora da escola na época, graças ao empenho dos moradores da vila, liderados por “Chico do Sossego”, onde a escola vinha a receber o nome de seu pai, Raimundo de Oliveira. Inicialmente, a escola atendia a apenas 54 alunos e com apenas dois professores, sem merenda escolar e pessoal de apoio.

Por muito tempo a escola funcionou em barracos de madeira e, com a crescente demanda passou a ter uma extensão em um galpão, mas somente no ano 2000, passou a ter um prédio próprio com salas equipadas, secretaria e banheiros, onde funciona atualmente após várias ampliações.

Hoje, uma instituição sólida e bem estruturada, é gerida pela professora Elizângela Sandes e conta com 46 funcionários. Atendendo o ensino fundamental, com 306 alunos e o ensino médio no período noturno, com 70 alunos. A escola tem se destacado pela qualidade de ensino e compromisso com a comunidade.

Alunos participam de desfile na Cidade em ~2004
Professora Miriam reunida com alunos em alfabetização

Para a professora Elizângela, que atua há mais de 20 anos na escola sendo dez como coordenadora pedagógica, e agora assumindo a direção, se sente “muito importante em poder ter que continuar contribuindo com a vida escolar dos alunos” e garante que irá “assegurar o bom desempenho da escola“.

Moradora da comunidade e hoje professora aposentada, Eva Monteiro, que trabalhou na escola por 15 anos, sendo 10 como gestora, lembra com orgulho dos primeiros desafios da instituição.

Houve momentos em que foi necessário bater de frente com os governantes exigindo melhorias para nossas crianças. Como gestora, o trabalho em equipe sempre foi meu foco, e sempre tive o apoio da comunidade.”, afirmou a professora.

Comemoração do dias dos professores realizado pelos alunos nos anos 2000.

Eva Monteiro também se recorda de momentos marcantes na história da escola, como quando ganharam o primeiro armário dos professores, quando implantou a horta comunitária e deixou um jardim florido com apoio dos pais e alunos.

“Foi uma grande conquista para nós, um sinal de que estávamos avançando em nossa luta por uma educação de qualidade. Hoje tenho uma sensação de dever cumprido”, diz ela.

Professora Eva em 1995 em sala de Aula
Alunos visitam a Serra dos Carajás em 2010 com o professor Messias, que também foi gestor da escola.
Festa das Crianças comemorado em 1999 na escola ainda de madeira.

Para celebrar esta importante data, a escola está promovendo um evento especial na quadra poliesportiva nesta sexta-feira(3), com atividades educativas, apresentações culturais e muita diversão para os alunos, familiares e convidados.

Convite abaixo:

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta