Píer IV um dos projetos do S11D Logística recebe última estaca e laje

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Desde o fim de 2013, quando foi iniciada a construção do berço norte do Píer IV do Terminal de Ponta da Madeira (MA), um trabalho rigoroso de planejamento, engenharia e segurança vem sendo desenvolvido. Todas as etapas estão sendo cumpridas com objetivo de entregar um ativo seguro e de altíssima qualidade, que vai permitir carregar dois navios Valemax simultaneamente, com capacidade de até 400 mil toneladas.

Uma das etapas fundamentais para garantir total segurança ao píer são as obras civis, ou seja, a construção do próprio berço de atracação em si. Nesse processo, são cravadas e concretadas estacas que darão sustentação à obra como um todo. Ao todo, a obra do Píer IV, que é um dos projetos do S11D Logística e é considerada a maior do mundo em infraestrutura portuária, possui 264 estacas no berço norte, projetadas para sustentar os 430 metros desse lado do Píer.

Com a finalização das obras civis do Píer IV, um novo marco foi alcançado. Estamos falando da cravação e concretagem da última estaca do berço norte, no final de janeiro, seguida da concretagem da última laje, agora em fevereiro. Com isso, foi concluída a estrutura civil do projeto Offshore, restando apenas a execução da montagem eletromecânica dos equipamentos.

  Quadrilhas estaduais esquentam fim de semana na Cidade Junina; veja fotos

Entenda como são cravadas as estacas no fundo do mar

Uma camisa metálica, cilindro feito em chapa de aço que serve como forma de grande espessura, é cravada até encontrar terreno rochoso abaixo do nível do solo, no fundo do mar. Após cravada, é realizada a escavação em uma média de 12 metros em rocha. Em seguida, é feita a armação da estaca para, então, realizar a sua concretagem.

 

 



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas