Exposição “Mulheres de Barro” na Casa da Cultura de Canaã

Reúne peças inspiradas em obras dos primeiros habitantes da região de Carajás
Exposição reúne peças inspiradas em obras dos primeiros habitantes da região de Carajás
Exposição reúne peças inspiradas em obras dos primeiros habitantes da região de Carajás

Desde esta terça-feira, 11/4, quem visitar a Casa da Cultura irá se deparar com peças em cerâmica que resgatam os traços típicos dos primeiros habitantes da região de Carajás. Trata-se da exposição “Mulheres de Barro – identidade e memória” que abre a programação do mês.

Ao visitar o local, o público poderá vislumbrar a beleza e singularidade do artesanato típico da região. A exposição envolve esculturas, objetos de decoração e utilitários, como panelas, bules, xícaras e moringas feitas de barro com a inspiração e o diferencial de peças que foram feitas e usadas nos tempos dos primeiros habitantes da região, há cerca de 10 mil anos e que foram conhecidas por membros da Cooperativa dos Artesãos da Região de Carajás – Mulheres de Barro durante oficinas do Programa de Educação Patrimonial executado pela Vale, na época da implantação  do projeto Salobo.

Além da exposição, que segue até o dia 10 de maio, estão abertas inscrições para oficina de sucata a arte musical. A Casa da Cultura funciona das 8 às 12h e das 14 às 18h, de terça-feira à sábado. O endereço é rua das Esmeraldas, s/n, bairro Jardim das Palmeiras.

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, gerida pela Fundação Vale, compõe a rede de espaços culturais da Vale localizados em diferentes estados do país, que visa contribuir para ampliação do acesso à cultura e para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, por meio de ações integradas nos territórios de atuação da empresa.

Exposição Mulheres de Barro
Exposição Mulheres de Barro

Deixe um comentário

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News