Equoterapia contribui no desenvolvimento de 62 crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Canaã dos Carajás. Aliar o contato com equinos ao tratamento fisioterapêutico é a fórmula usada pela equoterapia para tratar disfunções físicas e neurológicas de pessoas com necessidades especiais.
Na ‘Terra Prometida’, uma iniciativa da APAE em parceria com o Rancho Carvalho Cunha, promove a Equoterapia Básica de Atendimento, que atualmente abrange 62 alunos da Apae. O trabalho é realizado por uma equipe especializada.
A equipe de reportagem do Portal Canaã esteve no local conversando com a fisioterapeuta Tainara Sousa que mostrou que os resultados da equoterapia são rápidos e satisfatórios. “No ano passado tivemos a experiência de equoterapia por dois meses, os resultados foram significativos”, explicou Tainara Sousa.
Em apenas dois meses de tratamento, já se percebe nitidamente a evolução do paciente.
Abrigida Valadares, pioneira em Canaã dos Carajás e mãe do jovem, Marco Valadares, que tem paralisia cerebral e está a quatro meses na APAE, levou o filho de 8 anos para a primeira sessão de equoterapia e diz se sentir muito feliz em notar resultados significativos no filho.
Marco, já participa de hidroterapia, fonoaudiologia desenvolvidos pela APAE. Um trabalho de referência no estado.
Aperte o play e confira o vídeo:
O vereador, Anderson Mendes (PTB), também esteve visitando a iniciativa de equoterapia da APAE em parceria com o Rancho Carvalho Cunha. Aperte o play e confira o vídeo: