Agora está mais prático programar viagens e adquirir bilhetes para o trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC, pois a Vale lançou a venda on-line de passagens. Com essa inovação, a empresa busca oferecer ainda mais comodidade e praticidade às pessoas que utilizam o trem diariamente.

O serviço de compra on-line de bilhetes de viagem já está disponível no site do trem de passageiros da Vale, no endereço www.vale.com/tremdepassageiros.

Ao acessar a página, o interessado deverá escolher a opção “compra online” no menu localizado no lado direito do site. A emissão de passagens on-line para a mesma data da viagem só poderá ser feita até três horas antes do horário do embarque.

Para retirar a passagem, o voucher gerado na efetivação da compra on-line deve ser impresso e apresentado pelo comprador na bilheteria da estação de embarque. “Para evitar contratempos, é importante que o passageiro chegue ao local com pelo menos 40 minutos de antecedência”, orienta o supervisor do trem de passageiros, Italo Carvalho. Cabe destacar a compra de passagens pela internet poderá ser feita com pelo menos 45 dias antes da data prevista para a viagem.

Para retirar a passagem, o voucher gerado na efetivação da compra on-line deve ser impresso e apresentado pelo comprador na bilheteria da estação de embarque. “Para evitar contratempos, é importante que o passageiro chegue ao local com pelo menos 40 minutos de antecedência”, orienta o supervisor do trem de passageiros, Italo Carvalho. Cabe destacar a compra de passagens pela internet poderá ser feita com pelo menos 45 dias antes da data prevista para a viagem.

Além da compra on-line, também será possível comprar com cartão nas estações de São Luís, Santa Inês, Açailândia, Marabá e Parauapebas. Neste caso, é necessária a presença do titular do cartão para que a venda seja efetuada. A previsão é que a venda com cartão nestas localidades sejam iniciadas a partir do dia 5 de outubro. Nos demais pontos de venda presentes nestas localidades e também em municípios como Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Alto Alegre do Pindaré e Nova Vida, a previsão é que a venda com cartão seja iniciada a partir do dia 13 desde mês.

“Acreditamos que com essa medida, a compra de passagens ficará mais acessível, podendo ser feita a qualquer hora e em qualquer lugar, pela internet, e também nas bilheterias. Esta é uma das melhorias que a Vale está oferecendo para os usuários do trem de passageiros, lembrando que este mês iniciamos a operação de um novo trem, com funcionalidades que oferecem maior conforto e comodidade para os passageiros”, declara o gerente do trem de passageiros da EFC, Gustavo Mucci.

O interessado em obter mais informações sobre o trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) pode entrar em contato com o canal de atendimento gratuito Alô Ferrovias (0800 285 7000) ou acessar o site do trem de passageiros no endereço www.vale.com/tremdepassageirosefc. Pela internet, os passageiros encontram dicas de viagem e de embarque, além de informações sobre seus direitos e deveres.

Cabe destacar que o embarque de menores de idade no trem de passageiros da EFC só é permitido mediante a apresentação da certidão de nascimento ou da carteira de identidade, conforme previsto em lei. Pais ou responsáveis também têm de apresentar o documento de identidade no momento do embarque como forma de comprovar o parentesco com a criança.

Trem de passageiros – Desde o último dia 14 de setembro, está em operação o novo trem de passageiros da EFC, um marco histórico para a Vale que neste ano comemorara 30 anos de operação da ferrovia.  Foram adquiridos 39 carros, sendo seis executivos, 21 econômicos e 12 de serviços, além de uma área especialmente destinada para  cadeirantes. Os vagões são mais modernos e contam com climatização em todos os carros, entre outras novidades que tornam o trem mais moderno e confortável.

O trem parte da Estação Ferroviária de São Luís (MA) com destino a Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas-feiras, quintas-feiras e sábados. Às terças-feiras, sextas-feiras e aos domingos, realiza o percurso de volta. Só não há viagem na quarta-feira, quando é feita a manutenção dos carros e locomotivas.

A Vale opera com reserva de duas passagens interestaduais gratuitas para idosos por viagem. Quando esgotadas as duas passagens, os demais idosos têm direito a 50% nos bilhetes para os assentos da classe econômica, nos trechos interestaduais. Para tanto, é preciso que se comprove ter 60 anos ou mais e renda igual ou inferior a dois salários mínimos, conforme o Estatuto do Idoso – Decreto Federal Nº 5.130 e com a Resolução Nº 654 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de julho de 2004.