Curionópolis está entre os 100 municípios do Brasil com pior qualidade de vida e infraestrutura urbana

Segundo um levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre os 100 piores, o Pará tem 40 municípios no topo do Índice de Bem Estar Urbano, e entre eles se destacam o municípios vizinhos de Canaã dos Carajás, o município de Eldorado do Carajás que ficou em 13º posição e o município de Curionópolis na 67º posição, de trás pra frente, pois quanto mais distante do topo, pior qualidade tem o município. O Primeiro é o município de Vitória do Xingu, que ficou em segundo lugar no ranking do piores município do Brasil.

Curionópolis ficou em  5.499º posição entre os  5.565 municípios analisados.

Para chegar ao resultado, o estudou levou em conta cinco fatores de qualidade:mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.

O IBEU Municipal oferece também, como recorte analítico, o ranking do bem-estar urbano das capitais dos estados (Vitória, Goiânia e Curitiba, por exemplo, estão nas primeiras posições; e Belém, Porto Velho e Macapá ocupam as últimas).

Os dados mostram que são grandes os problemas urbanos dos municípios brasileiros. Talvez o principal seja o da infraestrutura urbana (pavimentação, calçamento, iluminação pública etc), já que 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins, correspondendo a 2.579 como ruins (46,3%), e 2.516 como muito ruins (45,2%).

Redação do Portal Canaa

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta