Você já fez o teste de HIV? Campanha aposta em mobilização nas redes sociais para estimular testes

Você já fez o teste de HIV? Essa é a questão que compõe o lema do Teste na Testa, uma campanha que chega para desmistificar e tornar mais frequente o hábito de se testar para o HIV. Por meio do website www.testenatesta.com.br, a população terá acesso a conteúdos segmentados para quem fez ou não fez o teste, com informações específicas para cada perfil. Voltada para o público jovem, a ação conta com uma seleção de influenciadores digitais que terão como missão engajar as pessoas para conhecerem o endereço eletrônico e incentivar a realização do teste de diagnóstico da infecção.

A criação de uma campanha, que tem como público-alvo os jovens, vem atender a preocupação em relação ao aumento do diagnóstico da infecção pelo HIV na população entre 15 e 24 anos no Brasil. Segundo o boletim epidemiológico realizado entre 2016 e 2016, a taxa de detecção quase triplicou entre os homens brasileiros com 15 a 19 anos (de 2,4 para 6,7 casos/100 mil habitantes) e mais do que dobrou entre os de 20 a 24 anos (de 16,0 para 33,9 casos/100 mil habitantes).2

Quem acessar o website e já tiver feito o teste para detecção do vírus será conscientizado sobre a relevância da testagem contínua e locais onde procurar orientação. Já quem nunca realizou o exame, encontrará conteúdos sobre onde pode realizá-lo e a importância do diagnóstico precoce.

A voz das redes sociais – Outro objetivo do Teste na Testa é criar um movimento nas redes sociais, estimulando a testagem para o HIV. Por meio do website também será possível a participação de qualquer pessoa através da personalização da foto do usuário com o filtro da campanha para compartilhamento nas redes sociais. Além disso, foi selecionado um time de influenciadores digitais que compartilharão em seus canais no Instagram se já fizeram ou não o exame. A ideia é que, a partir daí, se inicie um compartilhamento de informações, relatos das experiências pessoais e a conscientização em relação à importância da testagem.

A campanha Teste na Testa é uma iniciativa da GSK/ViiV Healthcare para apoiar o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e a meta 90-90-90. A meta é de que, até o ano de 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV sejam diagnosticadas, 90% destas estejam em tratamento e, daquelas em tratamento, 90% estejam com a carga viral suprimida.3 No Brasil, estima-se que das 830 mil pessoas que vivem com HIV no país, 84% estão diagnosticadas; que 72% destas estão em tratamento antirretroviral; e que destas, 91% estão com carga viral indetectável.

JODDAL SIMON DA ONG/AIDS INSTITUTO ACTHIVIST ADERIU A CAMPANHA

Eu fiz o teste e deu negativo. “Como ativista e CEO Diretor Presidente da ONG/AIDS Acthivist eu motivo e incentivo amigos, colegas, conhecidos e toda a sociedade a fazerem o teste de hiv”. Pior do que ter o hiv é ter e não saber. Personalize sua foto e incentive a todos a fazerem o teste.

Recentemente Joddal Simon realizou uma série de palestras para empresas prestadora de serviço na hidrelétrica de Belo Monte com o tema HIV/AIDS nos locais de trabalho. Em 19 anos de Luta Contra a Aids o ativista Joddal já realizou mais de 3 três mil palestras.

É minha responsabilidade falar de prevenção e tratamento. Fazer o teste de hiv é fundamental pra sua vida e a vida da sociedade, temos responsabilidades conosco e com o outro. Disse Joddal Simon

Participe da campanha e ajude a divulgar https://www.testenatesta.com.br/

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta