Polícia Militar garante segurança na procissão do Círio de Nazaré

Fotos: Willian Salles - VC PM

Com planejamento estratégico e reforço de efetivo, a Polícia Militar do Pará garantiu a segurança dos quase 2 milhões de pessoas que participaram da 227ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, procissão que ocorreu na manhã deste domingo (13), nas principais ruas e avenidas do centro da capital paraense.

Apenas para a procissão deste domingo, cerca de 1,2 mil policiais, sob o comando do coronel Antônio Cavalcante e supervisão-geral do coronel Carlos Max Amaral Dantas, atuaram ostensivamente, por meio de policiamento a pé e motorizado. A maioria do efetivo foi distribuída ao longo dos quatro quilômetros do percurso, que liga a Catedral Metropolitana de Belém à Basílica Nossa de Nazaré.

Equipes do Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Comando da Região Metropolitana (CPRM), Quartel do Comando-Geral (QCG) e Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II) trabalharam em parceria com as forças de segurança municipais, estaduais e federais. Militares que atuam no Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizaram o patrulhamento aéreo da cidade.

PM em Ação – Para facilitar a chegada e o deslocamento dos participantes, equipes da Polícia Militar, da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e do Departamento de Trânsito Estadual (Detran), bloquearam trechos de ruas próximas ao local do evento, desde as primeiras horas da madrugada. Outras já haviam sido bloqueadas desde às 14h de sábado (12).

Durante a procissão, equipes foram concentradas em três pontos. Complexo do Ver-o-Peso (setor A), avenida Presidente Vargas (setor B) e avenida Nazaré (setor C). Para garantir a dispersão segura dos participantes, ao término da 227ª edição do Círio, equipes motorizadas realizavam o policiamento nas principais ruas que dão acesso aos bairros e outros municípios da Região Metropolitana de Belém.

Novidade – Para este ano, uma guarda de honra formada por 11 mulheres que atuam no Regimento de Polícia Montada (RPMont), recebeu a chegada da berlinda com a imagem peregrina, na praça Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Essa é a primeira vez que a guarda de honra é formada, exclusivamente, por policiais do gênero feminino.

A Operação Círio 2019 movimenta um efetivo de, aproximadamente, 7.721 policiais, desde a “Bem-vindo ao Círio”, na última segunda-feira (7), até o dia 28 deste mês, quando será celebrado o Recírio, última procissão da quadra nazarena. O número de policiais destinados ao evento em 2019 é 38,49% superior ao efetivo do ano passado.

TEXTO ASCOM PM

Por: Josuelton Chagas – CB PM

Fotos: Willian Salles – VC PM

Colaboração: Jefferson Maurício – CB PM

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta