Prefeitura de Parauapebas investe mais de R$2 milhões em padronização de calçadas


Imagem: Bruno Cecim / PMP

Os serviços que começaram em outubro deverão ser concluídos em abril do ano que vem. Entretanto, o contrato é de 12 meses. Inicialmente, a obra está gerando 22 empregos diretos, incluindo um vigia. Mas já há previsão de mais 11 contratações para a semana que vem. Duas empresas locais estão fornecendo o material utilizado na obra que está sendo executada pela empresa MCS Manutenção Construções e Serviços LTDA – ME e está orçada no valor de R$ 2,185 milhões.

A obra seria realizada na extensão que vai da Sol Poente, esquina com a rua Aracaju no bairro da Paz, até a esquina da rua do Comércio, no bairro Rio Verde. Contudo, depois de uma avaliação técnica foi definido que os serviços serão ampliados chegando na ponte da rua Sol Poente sentido Loteamento Paraíso, num total de aproximadamente dois quilômetros de calçadas padronizadas.

Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Monteiro, este é um grande passo para a melhoria da acessibilidade no bairro. “Os desafios são muitos neste sentido, mas a gente vê com otimismo em saber que a prefeitura está buscando trazer mais estrutura em relação à mobilidade urbana porque isso implica diretamente na qualidade de vida”, avalia Monteiro, que por ser cadeirante sente no dia a dia as dificuldades em transitar pelas vias.

A Semob esclarece que a obra somente contemplará a área conhecida como Baixada Fluminense depois que forem executados os serviços do Projeto de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), o Projeto da Macrodrenagem.

A padronização das calçadas da rua Sol Poente vai garantir a humanização da locomoção de idosos e portadores de necessidades especiais. “A Secretaria de Obras tem adotado em todas as obras em execução na cidade os procedimentos que garantem, de maneira efetiva, os direitos desses cidadãos”, afirma a titular da Semob, Silvana Faria.

Texto: Anne Costa, Fotos: Bruno Cecim 
COMENTAR COM FACEBOOK

Sem opiniões:

Deixe uma opinião:

O seu endereço de e-mail não será publicado.