UFPA: Candidados aos cursos de Música e Dança devem confirmar participação no Exame até o dia 25 de novembro

Arte: Mkt Ascom/UFPA

Está aberto, até o dia 25 de novembro de 2019, o período de confirmação para quem vai realizar o Exame de Habilidades específicas dos cursos de Licenciatura em Música e Licenciatura em Dança, do Processo Seletivo 2020 (PS 2020) da UFPA. Conforme o disposto no edital do PS 2020, os candidatos devem acessar a página de acompanhamento da inscrição e confirmar sua participação no exame. Quem não assegurar a presença ou perder o prazo será automaticamente eliminado da seleção.

Como complemento do processo seletivo para entrada de novos alunos em 2020, a prova de habilidades será realizada no dia 15 de dezembro. Desde 2018, passou a ser obrigatória a confirmação de presença dos candidatos no exame, por meio do preenchimento do formulário on-line disponível no site do CEPS. Os candidatos PcD (Pessoa com Deficiência) devem solicitar atendimento especial de acordo com sua necessidade, no momento da confirmação.

Licenciatura em Música – Os candidatos inscritos no curso de Música vão realizar uma prova escrita e uma prática. A escrita terá, em média, 15 questões que objetivam verificar o nível de conhecimento musical dos candidatos, utilizando para isso questões de percepção, análise, leitura e escrita musicais, bem como de algum conhecimento básico de história e de estética musicais. Por se tratar de exame para o curso de licenciatura, haverá também questões sobre ensino de música, de natureza crítico-reflexiva.

Na prova prática os candidatos deverão selecionar o instrumento musical que utilizarão. Esse exame tem o objetivo de verificar o nível de desenvolvimento do pensamento e da expressão musical através de uma apresentação. O candidato deverá executar uma obra musical de livre escolha no seu instrumento (incluindo a voz), com no máximo cinco minutos de duração. Essa obra pode ser também uma composição do candidato. A banca examinadora irá avaliar o nível de fluência da execução. Assim, a prova prática constará de duas atividades distintas: atividade de criação e execução musical.

Licenciatura em Dança – O exame será dividido em duas partes: avaliação de desempenho técnico-interpretativo e entrevista. Os candidatos deverão executar uma composição coreográfica previamente elaborada com duração mínima de 1 (um) minuto e 30 (trinta) segundos e máxima de 2 (dois) minutos, com ênfase nos seguintes conteúdos: transferência de peso, deslocamento, sustentação, giro, saltos, queda e recuperação. Os critérios de avaliação serão elementos cênicos, composição coreográfica e técnica.

Já a entrevista contará com perguntas de uma banca avaliadora com o objetivo de avaliar o nível de interesse do candidato no curso, bem como o seu grau de envolvimento com a área da dança. Será avaliada a capacidade de argumentação e o conhecimento, experiência e atuação na área da dança.

 

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta