Polícia Civil apreende cerca de 30 metros cúbicos de madeiras transportadas ilegalmente em Tailândia e Moju no Pará

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Foto: Divulgação/Policia Civil

Em continuidade a “Operação Bangkok”, tendo em vista a necessidade de acompanhar os peritos do CPC Renato Chaves, na realização de perícia ambiental na Fazenda São Pedro, localizada no município de Tailândia no Pará foi deflagrada, na última terça-feira (11), a “Operação Caninana”, para apurar denúncia formulada pela empresa “Biopalma” no Moju , sobre possível crime de desmatamento e transporte ilegal de madeira.Na ação os condutores dos veículos Samuel Silva Barbosa, e Newton Alves de Oliveira, bem como os caminhões e a carga transportada foram conduzidos até a Delegacia de Tailândia onde foi lavrado procedimento policial.

O diretor da DEMA, delegado Waldir Freire explica, que durante a ação, a equipe policial, acompanhadas pelos peritos, adentraram pela Fazenda São Pedro, em Tailândia, para realização de perícia técnica ambiental, conforme diligências sugeridas para primeira fase da operação “Bangkok”.“Ao adentrar pelo ramal dentro da Fazenda, avistou-se um caminhão transportando 12 Toras de madeira mista sem a guia de transporte florestal”, ressaltou.

Conta o delegado, que posteriormente, mais adiante, na Rodovia PA 150, outro veículo foi constatado transportando madeira ilegal, com 20 metros cúbicos de madeira também sem a guia de transporte florestal. As madeiras apreendias foram doadas para a secretaria Municipal do meio ambiente de Tailândia, que poderá ser beneficiada para móveis escolares como mesa, armários, carteira entre outros.

Cumprindo diretrizes operacionais do delegado-geral Alberto Teixeira, e do Diretor de Polícia Especializada (DPE), delegado Sérvulo Cabral. A operação foi realizada por policiais civis da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMA-PA), sob comando do delegado Waldir Freire Cardoso, composta pelo delegado Alberone, o escrivão Aroaldo, e os investigadores Ávila e Silvio. A ação contou ainda, com o apoio dos peritos Aldecy da Costa Moraes, Hélio Roberto Gonçalves e Motorista Daniel Missael Gomes Lima.

Deixe uma resposta

+ Sobre