O Rio Parauapebas estará em situação crítica nos próximos anos – Portal Canaã

O Rio Parauapebas estará em situação crítica nos próximos anos

Seca no Rio Parauapebas Foto: Jorge Clésio / Portal Canaã

O Rio Parauapebas nos próximos anos estará em situação crítica nas condições de potabilidade de sua água para abastecer a população devido ao alto custo de tratamento e este é um desafio de todos.

Responsabilidades terão que ser compartilhadas .

O Rio sofre a décadas os impactos causados pelo crescimento desordenada do município e as lições aprendidas com o meio ambiente são apelativos sem tratamento adequado.

Ele estará sendo contaminados longo prazo pelo escoamento sanitário e resíduos sem tratamento.

Ele não consegue mais regenerar dos impctos causados pela poluição e a contaminação de sua bacia e seus afluentes esta continuação cresce a cada ano causando altos custos no tratamento de água potável.

O Rio pede socorro……….

Em um passado recente  aproximadamente 2 anos atrás alertamos para os órgãos competentes sobre o esta preçário do potencial hídric do Rio Parauapebas.

Atenção especial ao ICMBIO e a Secretário de Meio Ambiente de Parauapebas.

A Vale S.A., CNPJ 33.592.510/0009-01, torna público que recebeu, em 26/05/2017, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará – SEMAS/PA, Outorga 2838/2017 para captação de água superfi cial em um ponto no rio Parauapebas, com vazão sazonal concedida, sendo 48.000m³/ dia de dezembro a maio (período chuvoso) e 552 m³/dia de junho a novembro (período de estiagem).

A finalidade de uso é para o abastecimento humano e industrial (esta Outorga altera a Outorga de Direito nº 1473/2014).

Este é o único manancial que abastece o município de Parauapebas.

Na semana do meio ambiente temos que lutar pela sua revitalização, fazer uma campanha para conscientizar a população na preservação deste recurso natural vital para qualidade de vida das pessoas.

Vamos salvar o Rio Parauapebas.

Vamos adiante .

COMENTAR VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta