Governador Helder Barbalho quer promover maior integração da malha viária no sudeste paraense

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

No dia 29 deste mês, em nova agenda prevista na região de Carajás, deve ser assinada a ordem de serviço (OS) para o início do asfaltamento da TransCarajás até o quilômetro 70, na altura da BR-155.

Em visita realizada no município de Parauapebas nesta quarta, 14, o governador Helder Barbalho anunciou que o próximo passo deverá ser a pavimentação também da TransCarajás até o Pontão do Araguaia, na divisa com o Estado do Tocantins.

“Serão 200 quilômetros a menos entre Canaã dos Carajás, ou Parauapebas, até Araguaína (TO).
A TransCarajás encurta caminhos. Ela interliga regiões. Quando assinarmos a OS do início da pavimentação até a BR-155 já trataremos do projeto para interligar até a Vila São José, até o Pontão do Araguaia, até a fronteira do Estado do TO. Esta é uma obra estratégica, viária, que nós estamos executando para fortalecer e aproximar Canaã, Parauabebas, a PA-275 e toda esta região. E vamos avançar também com as obras para a TransCarajás, para poder interligar a partir de Água Azul do Norte, até a 279, com a PA-275”, justificou o governador durante a agenda.

“De mãos dadas e unidos a gente faz muito mais coisa. Vivemos um momento especial, de união no Estado, com prefeituras e governo, e todo mundo trabalhando em favor da população”, reforçou.

Quem trafega pela rodovia PA-279, entre os municípios de Xinguara e Ourilândia do Norte, sabe bem a importância dessa estrada. Durante o mês de julho, estão em realização os serviços de tapa-buraco (remendo profundo), capa de asfalto, limpeza do meio-fio e roçagem. Na altura do km 110, entre Água Azul do Norte e Ourilândia do Norte, homens e máquinas fazem o serviço de terraplanagem e asfaltamento. A obra utiliza uma máquina recicladora de asfalto, o que contribui significativamente para o meio ambiente e reduz os custos da obra.

O governo do Pará deve concluir até outubro, a revitalização de 60 quilômetros da PA-275, entre Curionópolis e Parauapebas. Na agenda desta quarta, o governador conferiu o primeiro trecho já entregue, de 30 quilômetros, que ainda receberá a sinalização adequada.

Reconstruída com recursos do tesouro estadual, a PA-275 deve ganhar melhor trafegabilidade, diminuindo o risco de acidentes, antes bastante comuns por ali. Há 20 anos a rodovia estadual não recebia uma grande revitalização.

As intervenções garantiram ainda a implantação de acostamento para oferecer maior segurança para quem utiliza a estrada, uma das mais importantes para o escoamento da produção mineral e do agronegócio do estado do Pará.

Deixe uma resposta

Leia mais