Governador do Pará vai ao Vaticano apresentar plano de compromissos com a Amazônia

Helder Barbalho participará da Primeira Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia e apresentará seus compromissos para o desenvolvimento sustentável da região
Foto por David Riau00f1o Cortu00e9s em Pexels.com

O governador Helder Barbalho compõe a Primeira Cúpula de Governadores da Pan-Amazônia que estará nesta segunda-feira (28), no Vaticano, na Itália, para discutir caminhos e compromissos para o desenvolvimento da Amazônia.

Vista aérea de parte do território da AmazôniaFoto: arquivo / Ag. Pará

A programação ocorre entre 9h e 19h e é uma iniciativa conjunta da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano e governadores da Amazônia brasileira. Helder Barbalho terá vez de fala às 11h, e tratará das perspectivas desses governadores, e ainda soluções e mecanismos de financiamento, como o Fundo Amazônia Orental (FAO), desenvolvidos para captação de recursos nacionais e internacionais para implementação de políticas, programas e projetos estratégicos para o desenvolvimento sustentável da região. As ações planejadas dentro do programa Território Sustentáveis, previstas para que os municípios com os maiores índices de desmatamento consigam reverter a situação, também serão abordadas.

Por meio deste encontro, a Cúpula pretende ampliar o diálogo com a comunidade internacional a partir do aspecto da crise climática. Além de Helder, participam os governadores, Wilson Lima, do Amazonas, Flávio Dino, do Maranhão e Wellington Dias, do Piauí, que representa o Consórcio do Norteste (parceria entre governadores que tem como objetivo traçar o planejamento estratégico para a captação de investimentos internacionais, que tragam desenvolvimento para a região). Chefes do poder executivo de nove países que compõem o território amazônico, além de convidados, autoridades, representantes da sociedade civil e pesquisadores também participarão do evento.

Caberá aos governadores da Pan-Amazônia apresentar seus compromissos para o desenvolvimento sustentável da região, informações essas que serão levadas ao conhecimento do Papa Francisco. Desmatamento líquido zero, direitos dos povos indígenas, populações tradicionais, ênfase na Bioeconomia, erradicação da pobreza e valorização dos serviços ambientais prestados ao planeta fazem parte da pauta de discussão.

Com colaboração de Ronan Frias (Semas)

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta