Estado do Pará é o pior do Brasil em Saneamento Básico, mostra estudo

De acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria o estado do Pará, Rondônia e Piauí ocupam os piores lugares no ranking de acesso à rede de esgoto no país. A pesquisa mostrou ainda a relação entre falta de saneamento e adoecimento da população. No Norte, onde apenas 10,5% das casas estão ligadas à rede de esgoto, em quase metade dos municípios foram registradas doenças como dengue, zika e chikungunya.

No segundo maior estado da região Norte, o Pará, apenas 9% do esgoto produzido é coletado, dos quais apenas 39,5% dos efluentes são tratados. Os indicadores são os mais abaixo da média nacional, mas o Pará já apresenta experiências bem-sucedidas de municípios em parcerias com a iniciativa privada.

Em Novo Progresso, a concessão já investe quatro vezes mais, por habitante, em serviços de saneamento e o índice de saneamento do estado já ultrapassa os 70%. Entre 2017 e 2021, o setor privado prevê investimentos de R$ 113 milhões no estado.

O Pará tem 144 município. Entre as Endenias  e epidemias as mais recorrentes são, Diarréia, Verminoses, Dengue, Malárias seguida pelas demais.

Redação/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta