Candidatos a Senador pelo Pará nas eleições 2018: veja a lista

Em 2018, os eleitores do Pará vão poder escolher dois senadores. Veja a lista dos candidatos confirmados em convenção, em ordem alfabética.

Benedita do Amaral (PSTU)

A candidata do PSTU tem 64 anos e é professora da rede municipal há 28 anos. Ela é coordenadora distrital do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp). A professora também é aposentada da rede estadual de ensino, onde atuou por 38 anos. Benedita é uma mulher negra, que está no PSTU desde a fundação com a trajetória marcada pela luta contra a exploração e opressão dos trabalhadores em educação.

Cel. Osmar Nascimento (PDT)

Nascido no estado de Goiás, veio para o Pará em 1976. Em 1983, iniciou a carreira militar no Exército Brasileiro, onde serviu por cinco anos. No ano de 1991, deixou o Exército para ingressar na Polícia Militar, onde cumpriu toda a carreira, alcançando o cargo de Coronel de Polícia. Osmar Nascimento tem mais de 30 anos de serviço público, sendo os últimos cinco à frente da Secretaria de Saneamento de Ananindeua.

Elléri Bogo (PRP)

Bogo tem 36 anos, é casado e pai de duas filhas. Empresário e contador, é especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Também é credenciado como instrutor pela ONU na área de empreendedorismo. Bogo é membro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará. Também é Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Belém.

Flexa Ribeiro (PSDB)

Formou-se em engenharia civil pela UFPA. Foi professor universitário e, atualmente, já exerce mandado de senador pelo Estado do Pará. Presidiu o Sindicato da Indústria da Construção do Pará e a Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). Foi reeleito, em 2010, com mais de 1,8 milhão de votos. Flexa tem atuação em quase todas as Comissões Permanentes da casa legislativa, das 14 em funcionamento, o senador participa ativamente de 12.

Iromarto Lauriano Sobral Cardoso (PPL)

Iromarto Lauriano Sobral Cardoso é conhecido como “Xaropinho do Povo”. O candidato é jornalista, blogueiro e publicitário há 30 anos. Ele passou por diversos veículos de comunicação do Estado do Pará. Cardoso é santareno, tem 51 anos e participa da sua primeira eleição, como candidato. É casado e pai de três filhos.

Jader Barbalho (MDB)

Nasceu em Belém, no ano de 1944. Tem quatro filhos. Em 1963, começou a vida pública como vice-presidente Centro Cívico Honorato Filgueiras. Em 1967, começou a cursar Direito na UFPA e é eleito vereador pelo MDB. Exerceu dois mandatos como deputado federal, em 1982 foi eleito governador do Estado do Pará. Depois de deixar o governo, foi nomeado Ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário. Em 1988 assumiu o Ministério da Previdência e Assistência Social. Em 1995 é eleito senador da República, tendo atuado como líder da bancada do PMDB e eleito presidente do Congresso Nacional. Em 2002 é eleito deputado federal e reeleito em 2006. Atualmente cumpre mandato de Senador Federal, eleito em 2010.

Jarbas Vasconcelos (PV)

Jarbas Vasconcelos do Carmo é natural da cidade de Monte Alegre, no oeste do Pará. Formou-se em direito pela Universidade Federal do Pará. É advogado que vive, exclusivamente, da sua banca de advocacia. No escritório que lidera, mais de 90% dos casos defendidos são da área trabalhista. Atualmente, Jarbas é conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e preside a comissão nacional de defesa das prerrogativas da advocacia. Foi eleito presidente da Ordem em 2010 e reeleito em 2012.

Mário Couto Filho (PP)

Administrador formado pela UFPA, começou a carreira politica como deputado estadual e cumpriu quatro mandatos consecutivos. Foi presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) por quatro anos. Em 2006 foi eleito senador pelo Pará.

Pastor Ibanês Taveira (PTC)

Ibanês Taveira da Silva tem 49 anos e é formado em Administração, Filosofia e Teologia. Nasceu em Tocantinópolis, no estado do Tocantins, mas mora em Canaã dos Carajás, no Pará, há 15 anos. Ibanês é pastor, presidente da Convenção Estadual da Assembleia de Deus, e, pela primeira vez vai concorrer a um cargo político.

Sidney Rosa (PSB)

O deputado estadual Sidney Rosa (PSB) tem 62 anos e atualmente cumprindo o seu segundo mandato parlamentar consecutivo. Ele já foi prefeito de Paragominas por duas gestões (1997-2004) e tamém foi nomeado Secretário Especial de Estado, na pasta de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção. Também compõe, entre outras, as duas comissões do parlamento estadual: a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Fiscalização Financeira e Orçamentária CFFO), em que é o vice-presidente.

Ursúla Vidal (PSOL)

Jornalista, cineasta e ativista política, Ursula Vidal nasceu em 1972. Ela vive e atua em Belém na área da comunicação desde 1987. Estreou como locutora de rádio aos 15 anos. Em mais de três décadas de carreira, trabalhou em diversos veículos de rádio e TV do Pará e do Rio de Janeiro. Entre 2014 e 2016, produziu e dirigiu o documentário “Catadores de Sonhos” sobre a luta dos trabalhadores do Lixão do Aurá em Ananindeua (PA). Sua trajetória política inicia em 2014 com a candidatura a Deputada Estadual. Em 2016, concorreu à prefeitura de Belém, recebendo quase 80 mil votos.

Wladimir Costa (SD)

Wladimir Afonso da Costa Rabelo, conhecido como Wlad, nasceu em 1964, em Belém. Ele exerce seu quarto mandato como deputado federal pelo Pará. Em 2013, foi um dos fundadores do partido Solidariedade, do qual é vice-presidente responsável pela região norte e atual líder da bancada na Câmara Federal. Além de parlamentar, Wlad é cantor, compositor, radialista e apresentador de TV, empresário.

Zé Geraldo (PT)

O agricultor José Geraldo Torres da Silva é natural de São Gabriel, no Espírito Santo, mas se mudou definitivamente pra o estado do Pará em 1979. Em 1994, foi eleito deputado estadual para a Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Como deputado federal, tem três mandatos consecutivos de 2003 a 2014. Atualmente Zé Geraldo é deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Zequinha Marinho (PSC)

Zequinha Marinho nasceu em Araguacema, em 1959. É casado e pai de três filhas. Ele é pedagogo pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), é também Bacharel em Teologia pela Faculdade João Calvino (DF), técnico em contabilidade e pós-graduado em Administração Pública. Na igreja é Evangelista e pertence à convenção de Ministros e Igrejas Assembleia de Deus no Estado do Pará. Iniciou a vida política em 1994, como candidato à Deputado Estadual, assumiu depois como suplente. Em 1998, conseguiu reeleger-se ao mesmo cargo. Em 2002, candidatou-se e elegeu-se ao cargo de Deputado Federal e em 2006, se reelegeu. Zequinha Marinho, atualmente, ocupa o cargo de vice-governador.

(ATUALIZAÇÃO: Rômulo Maiorana Jr. (PMN) desistiu da candidatura em 7 de agosto. Ele alegou motivos particulares).

(ATUALIZAÇÃO: Mário Couto desistiu da candidatura em 7 de agosto e disse que devia se desfiliar do PP e apoiar outro candidato ao governo. No dia 15 de agosto ele reconsiderou e registrou a sua candidatura pelo PP).

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta