Meta de vacinação contra a gripe só foi atingida entre idosos e profissionais da saúde

Foto: Ascom / PMCC

Mesmo após uma série de ações para a vacinação contra a gripe em Canaã, a meta de imunização dos públicos-alvo foi atingida apenas entre os idosos e profissionais de saúde no município. Para evitar aglomerações durante as medidas de distanciamento social, a prefeitura de Canaã dos Carajás usou uma série de estratégias para essa vacinação. Inicialmente, os idosos foram vacinados em casa, pelas equipes de saúde. Também foi realizada vacinação no sistema de drive thru, escalonamento pelas iniciais dos nomes e uma força-tarefa em escolas municipais.

Com essas ações, foi possível, no entanto, atingir a meta de vacinação em apenas dois grupos. Entre os idosos, inclusive, essa estimativa foi superada, com a vacinação de 175% do público inicial previsto. Quase 2.300 idosos foram imunizados. Também foi atingida a meta de vacinação dos profissionais de saúde, com vacinação de 97,5% deles.

No entanto, entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, foram vacinadas, até agora, apenas cerca de 50%. Já entre as gestantes, apenas 38% do público previsto foi vacinado. Entre as mulheres que deram a luz recentemente (puérperas), o percentual foi ainda menor (28%).

A menor cobertura, até o momento, está entre os adultos com entre 55 e 59 anos (apenas 14,6%).

“É importante destacar à população a importância dessa vacinação para o máximo de pessoas desses públicos, e estamos tomando todas as medidas para que ela seja feita de uma forma segura”, ressaltou o coordenador de Vigilância em Saúde da prefeitura de Canaã, Douglas Pacheco. Segundo ele, a equipe está estudando novas ações para concluir essa vacinação. Enquanto isso, as doses seguem disponíveis nas Unidades de Saúde para os públicos-alvo.

A vacina contra a gripe, é importante lembrar, não protege contra o novo coronavírus. Ainda assim, a gripe pode ter complicações em públicos mais vulneráveis. A vacinação também é importante para que as equipes de saúde possam ter um diagnóstico diferencial nesses públicos.

 

Texto: Wellington Borges

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta