Vale música: há 15 anos, criando novas histórias de vida

Projeto é realizado pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com patrocínio da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Mais de mil crianças e jovens tiveram suas vidas transformadas pelo Vale Música

Há 15 anos, Belém ouve o som das canções de quem canta e toca no projeto Vale Música. A iniciativa, realizada pela Fundação Amazônica de Música (FAM), ajuda na formação de crianças de escolas públicas, contribuindo para que eles transformem o futuro por meio da música. Mais de mil e cem meninas e meninos já foram beneficiados pelo projeto que conta com patrocínio da Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para ingressar no Projeto Vale Música não é necessário que o aluno tenha conhecimento musical. O único requisito é que seja estudante de escola pública ou bolsista da rede particular de ensino. O canto-coral é o primeiro contato do aluno com a musicalização e a base para os outros grupos musicais. Assim que eles passam pelos cursos de instrumentalização, é chegada a hora de escolher o instrumento musical preferido. À medida que vão aprimorando o talento, vão ingressando nas formações musicais do projeto: bandas, grupo de percussão, orquestras de violinos, orquestra infanto-juvenil até ingressarem na Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), formada por 70 integrantes na faixa etária de 12 a 21 anos ou, no máximo, 23 anos, sendo considerada a última etapa do programa.

Vale Música completa 15 anos em 2019
Vale Música completa 15 anos em 2019

Ao longo desses anos, os resultados alcançados pelo Vale Música se refletem diretamente na vida dos jovens atendidos pelo projeto. Aproximadamente 100 ex-alunos ingressaram em faculdades de Música na Grande Belém ou fora do Estado, dando oportunidade à carreira profissional, gerando oportunidade de renda. Assista ao vídeo em homenagem ao Vale Música:

 

 

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta