Seduc lança Dplay Pará e reforça preparação para Enem e vestibular

O sonho de passar no vestibular e cursar uma universidade levou dezenas de estudantes ao auditório da Universidade da Amazônia (Unama) na manhã deste sábado (31). Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os pré-vestibulandos participaram do lançamento do Projeto Dplay Pará. A ação consiste na realização de várias etapas de aulas específicas em preparação para o vestibular 2019, desde o ciclo de aulas até a organização do circuito pedagógico. A ação também será mais uma oportunidade de os alunos se prepararem para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de todos os processos seletivos das instituições de ensino superior do Pará, e de outros estados.

Na abertura, a secretária-adjunta de ensino da Seduc, Ana Paula Renato, explicou que o projeto faz parte de um conjunto de ações do Movimento Educa Pará, que objetiva reverter os baixos indicadores da educação estadual. “O Dplay é um programa específico de aulas que vão colaborar para que o aluno tenha sucesso nas provas de ingresso ao ensino superior”, explicou.

As aulas são ministradas pelos próprios professores da rede estadual e devem atender a Região Metropolitana de Belém e mais 15 municípios do interior até o mês de novembro. É aberto a todos os alunos do 3º ano do ensino médio, mas tem como prioridade estudantes das escolas estaduais.

De acordo com a Coordenação do Ensino Médio da Seduc, este ano aproximadamente 107 mil alunos do 3º ano estarão aptos a fazer as provas. No ano passado, 1.090 conseguiram ingressar na universidade.

Neste primeiro dia do projeto, a equipe de professores preparou aulas com os conteúdos programáticos do Enem e do vestibular, com aulas dinâmicas e interativas, iniciando pela área de Ciências da Natureza. O professor de química Anderson Marques explicou que o dinamismo da aula com direcionamento específico é o grande diferencial do projeto. “A aula tradicional é mais maçante, e o Dplay foca no conteúdo específico e com maiores chances de cair na prova”, esclareceu.

Aprendizagem – A aula reuniu alunos novos e veteranos. Glauce Mesquita, 34 anos, vai fazer a prova do vestibular pelo terceiro ano. Entrar na universidade e se formar em Biologia é sua grande meta no momento, sonho que busca concretizar com a ajuda do Dplay Pará. “Este ano estou mais dedicada e me sentindo mais preparada. O projeto é maravilhoso porque a gente aprende mais facilmente do que na sala de aula”, disse Glauce Mesquita. Aluno da Escola Estadual Madre Celeste, Wanderson Cruz, 17 anos, vai fazer Enem e vestibular pela primeira vez este ano.

Para ele, o fato de ser aluno de escola pública não é obstáculo para passar e se formar em Enfermagem. “Estou esperando um bom resultado porque tenho me dedicado bastante aos estudos, e esse projeto é mais um incentivo porque a aula é alegre e dinâmica”, afirmou. Além das disciplinas de química e física, os alunos contaram com a participação da Equipe Bio, formada por três professores de Biologia que utilizam a música para facilitar a aprendizagem.

A próxima aula ocorrerá no dia 14 de setembro, em Belém e nos municípios de Bragança e Benevides.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta