A Anatel determinou às operadoras Claro, Oi, Vivo, Tim, Algar, Nextel e Sercomtel patamares mínimos de qualidade da rede da telefonia móvel para todos os municípios brasileiros, com prioridade para aqueles atendidos por apenas uma empresa. Os Despachos Cautelares de abril de 2015 determinaram que nenhum município poderá ter, na média trimestral, resultados abaixo de 85% para os indicadores de Acesso às Redes de Voz e de Dados e acima de 5% para os indicadores de Queda de Voz e de Dados, à partir de:
- 6 (seis) meses para os municípios atendidos exclusivamente por uma operadora;
- 9 (nove) meses para os municípios atendidos por duas operadoras;
- 15 (quinze) meses para todos os demais municípios.
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Canaã dos Carajás
O Portal Canaã continua monitorando a qualidade dos serviços de telefonias no município, no tocante a voz e dados .
Com consulta feita hoje (30/08/2016) para averiguar a qualidade de conexões dos usuário com as operadores visualizamos os seguintes dados: Em relação a conexão 2G o último colocado no ranking é a OI, tendo uma média 57,57% nos indicadores de conexão 2G e 2,48% em desconexão.
No ranking de conexões e desconexões 3G, onde em Canaã dos Carajás apenas a CLARO, TIM e VIVO fornecem o serviço, a VIVO fica em último lugar na qualidade, a operadora conseguiu atingir o patamar de qualidade mas perde para as concorrentes, consegue 98.06 % de qualidade, e desconexão fica também dentro da média de 5% conseguindo 2.26 %. A operadora não descumpre as metas, apenas perde para as concorrentes que estão com melhor qualidade no serviço 3G.
A TIM está liderando em qualidade de 3G no município, com 99.8% de qualidade. Já para conexões 2G quem lidera é a operadora CLARO com qualidade de 99.88 % no ranking, seguida pela TIM com 96.41 %.
Os piores serviços de 2G e 3G ainda são liderados pela operadora OI e VIVO no município.
A ‘pior’ operadora para serviços de voz de acordo os dados da Anatel é a OI onde não alcança o patamar de qualidade e ultrapassa o limite para desconexões de ligações.
O município ainda não detém serviços de conexão 4G por nenhuma das operadoras.
Cautelares de Comunicação e Ressarcimento de Interrupções
A Anatel, em fevereiro de 2014, determinou aos grupos econômicos CLARO (Embratel e NET), OI, TIM (INTELIG), VIVO, GVT, SKY, ALGAR e SERCOMTEL prazo de 6 (seis) meses para o cumprimento das obrigações de comunicação de interrupções dos serviços de Banda Larga e TV por Assinatura, à Anatel, ao público em geral e às empresas interconectadas, além da regularização do processo de ressarcimento aos usuários prejudicados pelas interrupções desses serviços, sem a necessidade de pedido dos usuários.