Prefeitura vai reinstalar sistema radares em Canaã dos Carajás

Entrada de Canaã dos Carajás | Imagem: Jorge Clésio

Dois meses após a retirada, a prefeitura municipal já está elaborando o processo para lançar o edital de concorrência pública para a reinstalação de radares eletrônicos nas ruas/avenidas mais movimentadas de Canaã dos Carajás.

A cidade está sem qualquer tipo de fiscalização eletrônica desde a retirada dos cinco equipamentos e há quase três meses.

Embora já confirmado, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran), por meio de nota, informou que ainda não há previsão para a reinstalação dos equipamentos, mas que deve acontecer ainda este ano.

Com o objetivo de reduzir o número de acidentes, a expectativa da Secretaria é estender o número de vias a serem monitoradas. Outra novidade é que, além dos radares, a cidade também passará contar com um sistema de vídeo-monitoramento.

Confira a nota:

É desejo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran) que os radares sejam instalados ainda este ano, o mais breve possível. A ideia é que, além dos redutores de velocidade, câmeras de vigilância sejam instaladas pra ampliar a efetividade da fiscalização eletrônica.

Neste momento, o governo já trabalha no processo licitatório; no entanto, não há previsão para a instalação dos radares. Qualquer empresa nacional poderá concorrer à esta licitação.

A expectativa é que, sim, a fiscalização seja estendida para mais áreas do município e o monitoramento por vídeo seja levado, inclusive, para a zona rural.

A Settran acredita que os radares são fundamentais para evitar acidentes no município e que vidas serão salvas após a instalação deste equipamento.

Entenda o caso

Em novembro de 2017, a prefeitura municipal realizou a instalação de cinco radares eletrônicos nas principais vias de Canaã dos Carajás. Com pouco mais de um ano de funcionamento, foram registradas um total de 36 mil infrações por excesso de velocidade e 1.828 acidentes entre 2017 e 2018. Em 12 de janeiro de 2019, com o fim do contrato com a empresa responsável pela manutenção, os equipamentos foram retirados.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta