Prédios de antigo Fórum e Polícia Civil de Canaã estão abandonados há 4 anos – Portal Canaã

Prédios de antigo Fórum e Polícia Civil de Canaã estão abandonados há 4 anos

Foto: Silvia Lopes

Os dois prédios que já foram de grande utilidade para Canaã dos Carajás e região, hoje estão completamente abandonados pelo poder público. Há quatro anos, desde que o Fórum Cláudio Augusto Montalvão das Neves ganhou uma nova sede localizada no Bairro Vale dos Sonhos, o a antiga estrutura, no Bairro Novo Horizonte, ficou inutilizada.

Cerca de quinze dias após a mudança de endereço do Fórum, em quinze de fevereiro de 2015, a prefeitura inaugurava no Bairro Novo Horizonte o Complexo de Segurança Pública e Defesa Social, que promoveu o remanejamento do departamento da Delegacia de Polícia Civil. Esta que antes funcionava no Bairro Jardim das Palmeiras.

Os dois prédios, que antes eram de responsabilidade do Governo do Estado, mas depois de desativados passaram a ficar a cargo da prefeitura, foram totalmente esquecidos pela administração pública. No local só restou mato por todos os lados e o acúmulo de lixo. As duas estruturas foram totalmente depredadas que nem alvo de vândalos são mais, uma vez que, passados alguns anos, não restou nada mais para destruir. Portas, portais e tomadas foram arrancados; vidros de janelas, vasos sanitários e as pias que não foram roubados estão quebrados. O que resta do muro da antiga estrutura da delegacia está comprometido em razão do tempo, enquanto o antigo fórum virou ponto de usuários de drogas.

O Fórum

A Comarca, que integra a 11ª Região Judiciária do Pará, foi construída por meio de um convênio assinado em março de 2014, entre o Poder Judiciário, a Prefeitura Municipal de Canaã e a empresa Vale. O objetivo era de ampliar a capacidade de atendimento, considerando o crescimento populacional no município. Com a mudança, a promessa do prefeito Jeová Andrade era de repassar o antigo prédio do Fórum para o Tribunal Regional Eleitoral para a futura instalação do cartório eleitoral no município. Passaram-se quatro anos, e até agora nada.

Delegacia

Por meio de nota enviada ao Portal Canaã, a prefeitura informou que ainda não definiu de que forma irá aproveitar o prédio da antiga delegacia, mas que deve providenciar a limpeza do lote nos próximos dias. Quanto ao antigo Fórum, a nota reforçou que irá reforma-lo e o mesmo será destinado para o funcionamento de outros órgãos.

Confira a nota

O terreno da antiga delegacia será limpo nas próximas semanas e murado para evitar transtornos à comunidade. A previsão é que até o final do ano a gestão defina como o espaço será aproveitado.

Quanto ao antigo fórum, a Prefeitura de Canaã dos Carajás vai firmar um convênio com o judiciário para a utilização do local.

O espaço, então, será concedido ao município, que já fará a reforma e destinará o prédio para o funcionamento de alguns órgãos como Adepará, Emater e o Colégio Eleitoral.

Depois que estes órgãos estiveram funcionando lá, a área será doada definitivamente para o município.

COMENTAR VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.