Especial Férias: Confira a programação da Casa da Cultura em Canaã dos Carajás – Portal Canaã

Especial Férias: Confira a programação da Casa da Cultura em Canaã dos Carajás

Vista aérea da Casa da Cultura da Vale de Canaã dos Carajás. Foto: Ricardo Teles

Julho será o mês da brincadeira de rua e da contação de histórias na Casa da Cultura de Canaã. A ideia é promover atividades que fujam do mundo dos eletrônicos e valorizem o brincar em grupo, estimulem a coordenação motora, a atenção, criatividade, a imaginação e a integração. A Casa da Cultura é um centro cultural mantido pela Vale e gerido pela Fundação Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, com o objetivo de contribuir com a democratização de acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

O resgate de brincadeiras irá acontecer toda segunda, quarta e sexta, em dois horários, às 10h e às 14h. Na primeira semana (dias 8, 10 e 12), a ideia é se divertir usando corda, com brincadeiras com pular corda e o cabo de guerra. Na segunda semana (dias 15, 17 e 19), serão estimulados jogos com bola como o queimado, o taco (bet) e a bata-quente. Já nos dias 22, 24 e 26, tem que ter pique para aguentar as brincadeiras de correr como pique-esconde, pique-pega e o pique-bandeirinha. O mês fecha (dias 29 e 31) com as brincadeiras de ação: carrinho de mão e pular carniça.

Também haverá contação de históras em todas as sextas-feiras, às 10h e às 16h. Este mês a sala de leitura narra a história do “Menino Maluquinho’, clássico literário escrito por Ziraldo. De segunda a sexta também tem Cinema na Casa com a exibição do curta-metragem “O Fim do Recreio”. Toda as atividades são livres e abertas ao público.

Quem visita a Casa também encontra ainda a exposição do artista popular maranhense Hiorlando, que reproduz bichos conforme os galhos da madeira lhe inspiram a esculpir.  Seus animais de olho vivo, cara sapeca e cores vivas carregam a alma do artista. A Casa funciona de segunda a sábado das 8h às 19h e a sala de leitura de segunda a sexta das 8h às 18h.

COMENTAR VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.