Eleitas, Canaã dos Carajás terá duas mulheres na política representativa

Josemira será a próxima prefeita e Maria Pereira exercerá seu segundo mandato como vereadora
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Montagem/Portal Canaã Fotos: Reprodução/Facebook

O futuro de Canaã dos Carajás passará a ser comandado sob uma nova ótica a partir de 2021, pois o município terá sua primeira prefeita desde a primeira eleição em 96. Josemira Gadelha foi vencedora das eleições 2020 com 60% dos votos válidos, que a consagrou com o mérito e a responsabilidade de suceder a gestão de Jeová Andrade, que se encerra neste ano.

Católica e casada, Josemira tem 50 anos, é Advogada, natural de Catolé do Rocha/PB e atua em Canaã dos Carajás desde 2006, quando chegou ao município. É ex-presidente da OAB municipal e filiada ao MDB.

Já no legislativo, Canaã terá uma presença feminina entre os treze parlamentares, pois, Maria Pereira, que concorreu a reeleição pelo PL, ficou em 10º lugar entre os vereadores mais votados, obtendo 701 votos, sendo a única mulher que representará no legislativo, na 7ª legislatura, de 2021 a 2024.

É importante destacar que, 29,6% dos candidatos de Canaã ao legislativo eram mulheres, e Maria Pereira conseguiu se destacar e garantir uma vaga para a representatividade feminina, que caiu de 2 para 1 na composição de 2021. Porém, com um fator importante, a próxima prefeita será mulher.

Casada, Maria Pereira têm 47 anos e é natural de Poção de Pedra/MA e exercerá seu segundo mandato na casa legislativa.

Politicamente, Maria foi eleita na chapa adversária de Josemira, mas não se sabe se a vereadora se posicionará como oposição à gestão da próxima prefeita.

  Protetores da Floresta: uma jornada Amazônia adentro
  Quem deve ser o próximo presidente da Câmara de Canaã dos Carajás?

Deixe uma resposta

Leia mais