Dia do Trabalhador: O que temos a comemorar em Canaã?

O Dia Internacional do Trabalhador, celebrado neste primeiro de maio, é uma data que serve para lembrar as conquistas e reforçar a luta pelos direitos trabalhistas. Em Canaã, a data não poderia ser mais pontual e emblemática. O município, que registrou o pior trimestre da história com quase três mil demissões em 2017.

Desde que a Vale começou a extrair cobre, em 2002, a cidade não conseguiu implantar polo universitário, distrito industrial e fortalecer o comercio o que ocasionou a dependência econômica gerada pela mineração e suas consequências o crescimento nos indicadores de insegurança e desemprego.

A cidade de Canaã dos Carajás, vive hoje uma situação que é definida pelos economistas como “enclave econômico”. Toda sua economia tem como base a atividade mineira, uma vez que grande parte das pessoas que vivem ali trabalham direto ou indiretamente no setor.

A terra prometida, como é conhecida a rica cidade de Canaã dos Carajás, sofre com outra consequência, a existência de uma população flutuante. A alta rotatividade na cidade dificulta um planejamento a longo prazo. As pessoas viverem pouco tempo na cidade, sem criar vínculos com o local. Dessa maneira grande parte do capital adquirido durante certo período de trabalho é transferido para outras cidades. A chegada de uma nova população gera novas demandas a serem atendidas. Não será surpresa se, em breve, Canaã dos Carajás estiver entre os municípios brasileiros que mais exportam com um desemprego gritante.

Com todos os problemas identificados, sendo eles a dependência econômica relativa à mineração, o crescimento da violência, a existência de uma população flutuante, o município que registrou o pior trimestre da história com quase três mil demissões, o que temos a comemorar em Canaã?

A mineração pode trazer transtornos para uma região, porém se planejada e aliada a soluções criativas para contornar seus malefícios, promove o desenvolvimento local e do país.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta