Com mineração em alta, setor hoteleiro volta a crescer em Canaã dos Carajás

Pumma Business é uma referência no mercado hoteleiro em Canaã dos Carajás Foto: Reprodução / Pumma Business

Desde os anos 2000, a cidade de Canaã dos Carajás foi referência na geração de emprego, renda e arrecadação em função da atividade mineral que contribuiu em grande escala para o a avanço no desenvolvimento municipal.
Mas tudo o que é bom dura pouco e, nos últimos três anos, esse cenário mudou. O município sofreu inúmeros impactos em decorrência do fim da fase de implantação do Projeto S11D, dentre eles, o econômico, como a queda na arrecadação municipal do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) que afetou inclusive o setor hoteleiro.

No entanto, com a atividade mineral em alta desde o início de 2019, o mercado revive, ainda meio que tímido, os bons momentos e voltou a atrair olhares de clientes e investidores. No mês de fevereiro, por exemplo, Canaã ultrapassou o município de Parauapebas na exportação de minério de ferro, alcançando o 6º lugar a nível nacional na balança comercial, um fato inédito para uma cidade desta proporção.

Em Canaã dos Carajás desde 2015, o Pumma Business Hotel, é um exemplo de que “visão de águia ” faz toda a diferença quando se vive em meio a uma economia consideravelmente instável. Mesmo com o impacto financeiro e uma baixa de 30% no quadro de funcionários, a administração se preocupou em fazer jus ao slogan da empresa “Pumma, o seu padrão internacional em Canaã dos Carajás”. “Devido a crise, a gente teve que ajustar. Nós não fomos afetados financeiramente porque nos preparamos para essa fase. A gente sabe que nesse mercado existe o momento de glória e o retrocesso, então, nós nos preparamos financeira e operacionalmente. Não ficamos com aquela cortina de fumaça, porque a gente sabia que esse momento de baixa iria chegar. O setor hoteleiro acompanha o mercado, então, é característico de todo mercado que atua no setor secundário e terciário, como é o caso da mineração que teve o seu momento de alta, e após finalizado essa fase de implantação, houve um retrocesso natural. O mercado sofre, não somente o hoteleiro, mas todos”, explicou Rafael Greco, gerente geral do hotel.

O Pumma Business é uma referência no mercado hoteleiro em Canaã. Com o retorno da alta na mineração, os 101 apartamentos do hotel já chegam a atingir 100% de ocupação semanal, afirmou Greco. “Nesse momento, nós ainda estamos cautelosos porque a gente precisa entender se esta alta será mantida a longo prazo ou se é somente uma alta esporádica. Mas, por toda a movimentação que estamos vendo e sabendo que a expansão da capacidade produtiva da mineradora Vale está somente começando, a gente pensa que essa melhoria vem sendo gradativa. 2019 já começou melhor, nós tivemos um boom de novo com essa mobilização e agora vamos analisar se essa alta será constante”, complementou.

Foto: Reprodução / Pumma Business

Localização e serviço

Localizado na Av. dos Pioneiros, 340, Parque dos Ipês, o Pumma Business Hotel dispõe de uma área de 5 mil m², 4 pavimentos, quartos climatizados (alguns possuem banheiro privativo com banheira de hidromassagem), televisores de tela plana, rede wi-fi livre, restaurante próprio onde fornece à seus hóspedes um delicioso café da manhã e à noite, jantar com cardápios variados, um amplo espaço de eventos, área de lazer com piscina ao ar livre, jardim natural, sauna, academia, estacionamento próprio e jogos. “Talvez o motivo de a gente ter conseguido sustentar essa característica de termos clientes fiéis a nós, mesmo em momentos não muito fáceis, foi pelo nosso padrão que foi mantido nesses dois anos de baixa. Nós somos um hotel que mantém um padrão em toda a região, padrão esse que os nossos clientes estão acostumados a encontrar em outros lugares do Brasil. A gente tem que quebrar alguns paradigmas que algumas pessoas têm sobre a região. Alguns vêm mal aconselhados e acabam tento uma imagem superficial da região e nós queremos quebrar essa imagem. Pois, na hora em que elas entram no hotel e olham para todos os ângulos, elas dizem “opa”, e isso no mínimo é uma grata surpresa”, declarou Rafael que também é membro do Conselho Municipal de Turismo – Comtur – de Canaã.

Foto: Reprodução / Pumma Business

Atualmente, o Pumma Business Hotel mantém um total de 24 funcionários, alguns deles, bilíngues. Com o aumento na arrecadação mineral, as expectativas são das melhores para o setor hoteleiro. “A expansão no S11D já começou, e na medida em que as etapas vão avançando, elas também vão ganhando amadurecimento. A nossa expectativa é que em abril haja o boom e claro, a gente espera que se sustente”, concluiu Greco.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta