Chupa-cabra a outras simpáticas estranhezas estão em cartaz na Casa da Cultura em Canaã dos Carajás

Foto: Silvia Lopes

As cores e os formatos dos animais são um tanto quanto chamativas, também pudera, não é todo dia que damos de cara com bichos estranhamente curiosos e com características tão peculiares. Espia só a cara de danada da girafa com a língua pra fora, bizarro não é? . Tem até pássaro com cara de galinha e um pato com as asas que mais parecem telhas. Ficou curioso? Então vai conferir de perto o trabalho do Hiorlando, um artista maranhense que usa a imaginação para ser feliz.

“Eu gosto mesmo é de fazer bicho doido, qualquer um da água ou do seco eu faço, eu tenho facilidade com essas coisas”. Essa frase é de um artista de 56 anos que mais parece uma criança no corpo de um senhor que brinca de esculpir o que lhe vem à mente. “O Hiorlando gosta muito de assistir o Discovery Channel e é dos animais que ele vê nos documentários que ele se inspira para criar algumas peças, outras ele só inventa mesmo”, explicou Fernando Guerra, Coordenador Executivo da Casa da Cultura.

João Pereira Marques é seu nome de batismo, mas o homem é tão tinhoso que anos mais tarde decidiu que queria ser chamado de Hiorlando, e fim de papo.

Galhos de cajueiro, tamboril e cedro são as madeiras usadas para dar vida às peças que possuem olhos vivos, cara de sapecas e que carregam a alma do artista. Se você ainda não viu o chupa-cabra de perto, essa é a hora, o animal ‘estranhamente estranho’, com seus dentes afiados e esculpidos de acordo com a imaginação do artista, é uma das peças que mais chamam a atenção no espaço.

Foto: Silvia Lopes
Foto: Silvia Lopes
Foto: Silvia Lopes

As crianças que visitaram a exposição, gostaram tanto do que viram que ao final do passeio, deixaram a criatividade falar mais alto e também entraram na brincadeira. Bonecos feitos com massinha de modelar, nada mais são que fruto da imaginação de cada criança e que também ganharam espaço na exposição. “O Hiorlando vê um galho, um pedaço de madeira e já imagina que bicho pode sair dali. Suas peças são bem divertidas, curiosas e sapecas. Quem vem aqui fica maravilhado, principalmente as crianças. Após a visitação, elas dão vida à própria imaginação,
A exposição vai ficar em cartaz na Casa da Cultura – Rua das Esmeraldas, 141 – Bairro Jardim das Palmeiras, até o mês de julho. A visitação é aberta ao público de segunda a sábado das 8h às 19hs.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta