Os atletas paraenses Ingrid Oliveira, Reinaldo Pantoja, Izadora Vitória da Costa e Yuri Costa conquistaram cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze no Campeonato Mundial de Karatê que foi realizado entre os dias 17 e 20 deste mês, em Fortaleza, Ceará. Para a participação na competição os atletas contaram com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
“É importante ver atletas paraenses representarem o Brasil em competições desse porte. O Governo do Estado do Pará faz o seu papel apoiando o esporte paraense por meio da Secretaria de Esporte e Lazer para que atletas tenham essa oportunidade”, afirmou Arlindo Silva, titular da Seel.
Os atletas Yuri e Ingrid Costa são irmãos. Ambos são faixa roxa e competiram na categoria Cadete (-55 Kg). É a primeira vez que os dois participam de uma competição mundial e já começaram subindo ao pódio. Ingrid foi Campeã Mundial Kata e terceira colocada no Mundial Kumite, enquanto Yuri foi vice-campeão mundial Kata.
“Lá, no Mundial de Fortaleza, meu sonho de representar o meu país e o esporte paraense tornou-se realidade. Foi gratificante sair vitoriosa junto com o meu irmão. Um momento especial para nós dois”, afirmou Ingrid.
O carateca Reinaldo Pantoja disputou na categoria Cadete (-57Kg). O faixa marrom, na qual é bicampeão paraense, conquistou medalha de bronze e afirma que está contente com o seu resultado. “Foi muito emocionante essa competição. É a minha primeira participação em um Mundial e conquistei um lugar no pódio. Além da medalha de bronze na minha categoria, ganhei experiência”, afirmou o atleta.
A faixa preta Izadora da Costa foi vice-campeã Mundial de Kumite na categoria Cadete (-55kg). A mãe da atleta, Nazaré Almeida, incentiva a filha para atingir bons resultados. “Para mim, como mãe foi uma felicidade muito grande ver minha filha subir ao pódio junto com tantos atletas de outros países. E fico ainda mais feliz, pois sei que isso acrescenta na carreira dela.”, afirmou Nazaré com orgulho.