Entrevistado da semana pelo Canal Livre, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, defendeu a ideia de uma moeda única entre o país que governa e o Brasil. Para ele, a concretização do plano “só depende” das autoridades brasileiras. Neste domingo (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder vizinho lançaram uma nota sobre o tema.
Em texto publicado pelo site argentino Perfil, Lula e Fernández citaram que a criação de uma nova moeda poderia baratear custos operacionais e reduzir a dependência do dólar. “Pretendemos superar barreiras às nossas trocas, simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana que possa ser utilizada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais”, diz um trecho.
“Temos falado muito com Lula sobre isso. E o Haddad fala muito disso. E nos parece que seria um enorme passo. Porém, sendo franco, a definição para que haja uma moeda única depende, basicamente, do Brasil, como o euro dependeu da Alemanha”, disse Fernández. “Claro que seria muito bom para o intercâmbio comercial ter uma moeda única como referência para a região. Seria incrível”, continuou.