Vereadores aprovam a criação do Distrito Empresarial de Canaã dos Carajás

O Projeto de Lei foi aprovado por Unanimidade pelos vereadores presentes.

Acontece hoje (25) a 1ª Reunião Extraordinária  da 2ª Sessão Legislativa de 2018, onde os vereadores discutem e devem aprovar os Projeto de Lei de criação do Distrito Empresarial Do Município De Canaã Dos Carajás e o que Dá nome ao Distrito em homenagem a um cidadão pioneiro do Município.

O Distrito compõe o Polo Universitário e o Polo Empresarial que será instalado na antiga área de instalações do alojamento do projeto S11D doada pela Vale ao município. O lançamento está programado para o dia 2 de Fevereiro.

Os vereadores esclarecem que a convocação da sessão Extraordinária se dá pela importância da matéria para o município. Os trabalhos legislativos e os vereadores ainda estão de recesso.

O Vereador Diozínio (PSC) esclareceu que a Câmara estava apenas criando o Distrito Empresarial que comportará o Polo Universitário e Polo Industrial, do qual a área já pertence ao município, sendo aprovado agora, apenas o Projeto de Lei que cria e estabelece regras para o Distrito. Regras estas, que competem ao município e à empresas que irão aderir o local.

O projeto de Lei estabelece que as empresas beneficiadas têm 1 ano para que construam e façam uso do local, período alvo de discussão sobre a viabilidade.

Maria Pereira (PDT) esclareceu que  “A vale estabeleceu Direitos e responsabilidade ao município para cuidar da área que agora é da União. Não estamos regularizando, isso é dever do executivo estamos apenas criando regras para implantação.”

“O projeto foi mal esclarecido com o empresariado local, pouco discutido. Que seja mais bem discutido com quem vai ocupar a área” fresou  a vereadora Vânia (PDT), enfatizando novamente que são mal Interpretados, pois estão apenas aprovando o projeto de criação do Distrito e não resolvendo todo o problema, pois cabe a Prefeitura.

O vereador Élio do líder (PMDB), lembra que a área passa por um processo de reintegração de posse, que foi repassado e cedido pela empresa Vale ao município, sendo que cabe o poder executivo a solução.

O Vereador João Nunes (PMDB) enfatizou que o Projeto vai Beneficiar o corpo empresarial do município, e que poucos estão presenciando o momento. Mas manteve o diálogo de forma otimista.

“O Distrito empresarial é o sonho de Canaã dos Carajás. Uma cidade para ser desenvolvida tem que ter um polo Industrial.” diz Gesiel Ribeiro (PHS) que faz defesa de um distrito Agrorural de Canaã dos Carajás.

“As terras estão em demanda Judicial” diz o vereador Rael (PHS) fresando que o município tem que ajudar os produtores rurais, se deixando a disposição para ajudar.

O Vereador presidente da Casa, Junior Garra (PR), pontua que muitos estão envolvidos nas áreas ocupadas sem necessidade e que “é contra a inclusão de fazendeiros querendo se beneficiar das áreas”. Deixando um recado para queles que querem atrapalhar os produtores rurais, que “saim, não atrapalhem”.

As 10h e 40 minutos o Projeto de Lei (01/2018) entra em votação, e foi aprovado por Unanimidade pelos 10 vereadores presentes.

O Projeto de Lei 02/2018, de autoria do vereado João Nunes, que dá nome ao Distrito Industrial à Antônio José de Araújo, o Toninho da Droganorte um pioneiro no município, que atuou ativamente em Canaã dos Carajás, tendo sido presidente da Agência Canaã, vice presidente da Aciacca, secretário de Industria e Comércio na gestão do ex-prefeito Anuar, e membro do ICMbio. Tendo sido, também, candidato a Prefeitura de Canaã, foi aprovado, também por Unanimidade. “É uma indicação mais do que Justa”, finaliza o autor do Projeto.

Redação/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News