MP ataca a farra dos contratados promovida por Darci e Keniston Braga

Investigação do Ministério Público concluiu que o prefeito vem utilizando a estrutura pública para beneficiar correligionários
Divulgação/Ascom

Correio de Carajás -A farra de contratos temporários na Prefeitura de Parauapebas, promovida pelo prefeito Darci Lermen e por Keniston Braga, que foi secretário especial de Governo até o dia 31 de março deste ano, está com os dias contados se depender do Poder Judiciário.

Na última sexta-feira (27), o juiz Lauro Fontes, titular da Fazenda Pública de Execução Fiscal da Comarca de Parauapebas, concedeu liminar pleiteada pelo Ministério Público determinando que a gestão municipal apresente, em 30 dias, solução concreta para realização de concurso público. A administração deverá apresentar plano e cronograma com descrição de cargos e número de vagas a serem ofertadas em certame. Além disso, foram proibidas novas contratações.

Confira a decisão na íntegra

Investigação do MP concluiu que Darci Lermen vem utilizando a estrutura pública para beneficiar correligionários, agraciando-os com cargos e funções públicas.

Segundo Ação Civil Pública, mais de 60% dos servidores cadastrados no Portal da Transparência são contratados e a folha mensal gira em torno de R$ 100 milhões. Caso sejam consideradas as parcelas indenizatórias correlatas a tais vinculações, o valor aproxima-se de R$ 1,5 bilhões ao ano.

Uma leitura de séries históricas dos perfis de vinculação à administração municipal levou o MP a visualizar um cenário de manipulação do acervo de contratados, que, em tese, não guardaria nenhuma associação com eventuais e possíveis contingências sociais, o que, em caráter excepcional extremo, até poderia ser legitimado pela legislação.

Em janeiro de 2017, explica a decisão judicial, o município possuía 613 contratados, enquanto em 2022, no mesmo mês, esse quantitativo saltou para 5.164, revelando uma variação de 741%.

“Essa dinâmica de contratações, submetidas a uma régua móvel e calibrada por circunstâncias nada claras, conseguiu transparecer singularidades que escaparam do plano da lógica jurídica. É que em curtíssimos períodos considerados dentro da série histórica apresentada, de forma abrupta e descolada de qualquer contingência social, foi possível observar que o número de contratados, sem qualquer nota de legitimação, não raro, vieram a suportar uma mobilidade extremante elástica”, observa o magistrado.

Ele destaca que no ano das eleições municipais houve uma média de contratações próxima de 35% dos servidores totais, com média de 2.713,83 contratados durante 2020. No ano seguinte, a média foi próxima de 45%, saltando para 4.085,75 contratados. A ascendência, percebe o magistrado, tem seu auge em 2022, com uma média 5.679,50 contratações.

“Curioso porque, descolando-se do próprio ritmo evolutivo de outrora, o ano de 2022 foi iniciado com 5.164 vinculações, chegando ao mês de abril 6.443 contratados. Em apenas 30 dias, entre março e abril de 2022, teriam sido contratados 648 novos contratados, numa taxa evolutiva de contratações sem qualquer parâmetro anterior”, ressalta a decisão.

A investigação não aponta somente a quantidade de servidores contratados, mas também destaca não haver qualidade nessas contratações, analisando que muitas funções surgiram sem correspondência com cargos que deveriam ser criados por lei e vinculados a um fim específico da atividade pública. Como exemplo, cita que para além de três telefonistas concursadas, foram contratadas mais 98 para a mesma atividade. Ao lado de um agente de saneamento concursado, outros 202 também foram contratados.

“Mas não é crível, sob qualquer ângulo que se visualize, sobretudo diante da realidade a qual estamos inseridos, que em um curtíssimo espaço de tempo tenha surgido, sem quaisquer indicativos prévios ao planejamento estratégico, esse tipo de demanda de funções”, finaliza.

DECISÃO

Além de determinar a realização de concurso público, o juiz também proibiu a contratação de servidores à exceção de urgência comprovada e prévio ajuste junto ao Ministério Público, o que engloba contratos atualmente vigentes e possam ter as portarias suspensas, canceladas ou anuladas por qualquer razão.

Também foi acionado o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) questionando se o órgão tem monitorado o perfil evolutivo de contratações e determinado que o secretário Municipal de Administração informe, no prazo de 15 dias, o número de servidores contratados nos últimos meses. Por fim, caso ocorra contratações por intermédio de empresas terceirizadas, estas deverão ser comunicadas.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta