O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, participou na última sexta-feira (10) da assinatura de ordens de fornecimento de caminhões e lanchas que serão distribuídos a 96 municípios paraenses.

Os recursos são oriundos de emenda parlamentar -no valor de R$ 42 milhões -apresentada pela bancada federal composta por três senadores e 17 deputados federais do estado.

Coube aos deputados federais e senadores a responsabilidade de definir os municípios contemplados e a distribuição do maquinário. Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado dos Carajás ficaram de fora dos 96 municípios paraenses contemplados com equipamentos.

É a primeira vez na história que uma emenda da bancada paraense permite a distribuição deste tipo de maquinário. Serão 86 caminhões compactadores de lixo, 14 lanchas e mais 40 caminhões caçamba que vão beneficiar uma população estimada em 4,7 milhões de pessoas. Isso representa quase 70% dos municípios e mais de 50% da população do estado do Pará.

O ministro Helder Barbalho destaca que o investimento é resultado do esforço coletivo do Governo Federal e da bancada paraense. “Reafirma nosso compromisso de apoiar municípios com ações que assegurem mais qualidade de vida à população. Essas máquinas trarão melhorias nas áreas de limpeza urbana, saneamento, meio ambiente e infraestrutura. Estou feliz por ter conseguido unir a bancada federal do Pará num projeto desta magnitude. A união de esforços permitiu maximizar as compras de maquinários e os benefícios às populações dessas cidades”, concluiu.

As emendas de bancada visam atender às necessidades mais urgentes de cada estado, tendo como objetivo a execução de obras e serviços de caráter estruturantes. No Pará, os recursos para a compra do maquinário são de emendas parlamentares relativas ao ano de 2016, atribuídas ao orçamento do Ministério da Integração Nacional.

Entrega e distribuição

A primeira ordem de fornecimento de maquinário será assinada com a empresa Iveco Latin América, que poderá iniciar a produção de 86 caminhões coletores de lixo. A segunda, com a TCN Comércio e Construção Naval do Brasil, vai garantir a produção e entrega de 14 lanchas. O último documento será assinado com a Mônaco Diesel para a compra de 40 caminhões caçamba. As empresas terão até 120 dias para fornecer as máquinas. A data de entrega ainda não foi definida. Três cidades funcionarão como polos centrais para distribuição: Belém, Marabá e Santarém.

Veja a lista de municípios beneficiados.