O mago do marketing político paraense em Parauapebas

Coluna do Branco

Depois de um período de férias, recesso merecido, retorno a este espaço com muita satisfação, exercício semanal que faço com todo prazer. Portanto, a “Coluna do Branco” retorna revigorada e com toda a força para continuar semanalmente suas reflexões e provocações, sempre mantendo o respeito aos citados e aos leitores. Abaixo produzir texto tendo como base entrevista realizada pelo jornal Diário do Pará, em alguns trechos. Bom texto…

O jornalista Orly Bezerra fez sua estreia no marketing político meio por acaso. Nas eleições de 1988 foi convidado para fazer a campanha do ex-deputado e ex-secretário de Estado, Haroldo Bezerra, que, naquele ano, disputava a Prefeitura de Marabá. Haroldo não foi eleito, mas nascia ali uma longa história de amor entre Orly e as campanhas eleitorais no Pará. De lá para cá, ele trabalhou em todas as disputas ao governo do Estado e fez dezenas de campanhas às prefeituras do Pará.

“São vários fatores que levam a uma vitória ou derrota eleitoral. Nos sentimos satisfeitos de fazer o trabalho porque acho que nessa questão do marketing o mais importante é você sair da campanha com a consciência tranquila de ter contribuído, de ter trabalhado, de ter tido a responsabilidade, de profissionalismo, de desenvolver a campanha, para ajudar o candidato naquela eleição”, diz.

Chamado frequentemente para palestras em escolas e universidades, Orly é cauteloso ao falar do peso do marketing sobre os resultados eleitorais. “O marketing ajuda no resultado mas acho muito complicado e muito audacioso querer atribuir todo resultado de uma campanha à propaganda. Pode ajudar a ganhar”, diz, afirmando que, se não pode responder sozinho pelo sucesso, muitas vezes o marketing pode ser o grande responsável por uma derrota.

No Pará, Orly é apontado como marqueteiro dos tucanos. Foi com candidatos do PSDB ou ligados ao partido que ele se consolidou como um dos principais nomes das campanhas eleitorais no Estado. Orly diz não ser filiado, mas não nega a identificação. “Como cidadão tenho as minhas preferências. Um governador, presidente ou senador, tem papel muito importante em relação à vida das pessoas. Não apenas como profissional da área de marketing, mas também como cidadão me preocupo”.

Responsável pelo marketing dos governos tucanos ao longo de 16 anos (governos de Almir Gabriel e dois de Simão Jatene), Orly é acusado pelos adversários de ter criado um Estado que só existia nos comerciais de TV. “Acho que essa imagem é fruto de propaganda (risos). Atribuo esse comentário à eficiência do trabalho, mas o trabalho nada mais foi do que passar para a sociedade o que foi realizado. Não temos como negar que os tucanos fizeram governos competentes. A propaganda não pode ser vazia. não pode ser só na ficção”.

Com a política cada vez mais desacreditada, o marketing político tornou-se cada vez mais importante e fundamental para salvar candidaturas ou fazer outras, por exemplo, atingirem os seus objetivos. Muitos publicitários estão desembarcando em Parauapebas, em busca de espaços na campanha que promete ser a mais cara em solo paraense, desbancando até a corrida à Prefeitura de Belém, a capital.

Com essas credenciais que Orly Bezerra desembarca em Parauapebas para chefiar o marketing do prefeito Valmir Mariano. Sem dúvida é um grande reforço enviado pelo governador Simão Jatene que elegeu a disputa eleitoral em Parauapebas como prioridade e com forte influencia para a disputa estadual em 2018. Pelo visto, não há espaços para amadores na corrida por uma prefeitura com orçamento bilionário.

Por. Henrique Branco

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta