Programa AGIR Criativo é concluído no Pará e Maranhão

Cooperativa Mulheres de Barro foi um dos beneficiados em Parauapebas. Empreendimento de Economia Criativa foi impulsionado pelo programa

O projeto AGIR Criativo foi concluído. A cerimonia de encerramento foi realizada na terça-feira, 22/11, na capital maranhense. Durante dois anos, a iniciativa da Fundação Vale promoveu a incubação de sete empreendimentos da Economia Criativa, em Parauapebas/PA e São Luís/MA. No município paraense, a cooperativa Mulheres de Barro foi um dos beneficiados, recebendo consultorias em gestão e aporte de capital semente.

O programa foi iniciado em 2014, em Parauapebas/PA e São Luís/MA, de forma concomitante. Após a realização de um diagnóstico do perfil empreendedor e da capacitação com foco no desenvolvimento de empreendimentos criativos, a equipe do Instituto Gênesis da PUC-Rio iniciou o programa de incubação dos sete empreendimentos selecionados pela Fundação Vale.

Durante dois anos, os empreendimentos foram apoiados com consultorias em gestão e aporte financeiro de capital semente, com o objetivo de desenvolver a capacidade empreendedora dos profissionais envolvidos e fomentar o crescimento e maturidade dos negócios. Além de monitorar os indicadores de resultado e de processo de cada um dos empreendimentos, as vocações das regiões participantes foram levadas em consideração e o projeto impulsionou empreendimentos da Economia Criativa.

Em Parauapebas, a Cooperativa Mulheres de Barro, que é formada, em sua maioria, por artesãs ceramistas, foi um dos empreendimentos incubados pelo Agir Criativo. A cooperativa, que atualmente possui 37 associados, se divide na gestão e execução dos trabalhos de pesquisa, produção e venda das peças criadas com base em estudos arqueológicos em sítios na região, com o objetivo de resgatar a memória e a história do território.

Dona Neuza Kluck, uma das fundadoras da cooperativa, compartilhou com todos o sentimento de realização. “Eu quero agradecer a todas as entidades que caminharam com a gente na nossa história até chegar aqui. Em nome de todas as mulheres, de todas as pessoas que são parceiras das mulheres de barro, muito obrigada. E nós precisamos de mais incentivos para alcançar esses jovens que estão aí, pois amanhã eles serão os ceramistas”.

Dona Neuza Kluck, da cooperativa Mulheres de Barro, durante o evento de conclusão do Agir Criativo. Foto: Reprodução/Vale
Dona Neuza Kluck, da cooperativa Mulheres de Barro, durante o evento de conclusão do Agir Criativo. Foto: Reprodução/Vale

Os outros projetos de Parauapebas incubados pelo Agir Criativo são Caldeirão da Cleide (umbuffet de comidas típicas paraenses) e a CasaLab (escritório de design e produtora de conteúdo audiovisual). Os empreendimentos apoiados no Maranhão são: “Laboratório de Expressões Artísticas – Laborarte”; “Batuko Experience”; “Cadê Beltrano?” e “Éguas! Paper Toy”.

Programa AGIR

O Projeto AGIR Criativo é uma ação do Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda desenvolvido pela Fundação Vale e Incubadoras Sociais. O programa está presente em vários municípios brasileiros, apoiando e fortalecendo empreendimentos inovadores, gerados e desenvolvidos por moradores dos territórios de atuação da Vale.

Números

760 empreendedores beneficiados nos projetos de Geração de Renda

70 negócios sociais incubados e acelerados

440 famílias de agricultores familiares

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta