O município de Parauapebas já fechou quase 12 mil postos de trabalho com carteira assinada nos últimos meses. Os dados são referentes ao período entre janeiro e agosto deste ano, divulgados no último dia 23 de setembro pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.

O mau resultado vem da economia em recessão, que afeta a confiança dos agentes econômicos. Ainda segundo a Caged, no acumulado de janeiro a agosto deste ano, Parauapebas perdeu 11.900 postos com carteira assinada e contratou 11.369 empregados.

O município começou o ano demitindo bem mais do que contratando, apresentando um avanço somente a partir de abril, segundo os dados.

Em agosto, 1.703 vagas formais foram fechadas e 1.807 admissões, ocasionado um saldo positivo de 104 empregos segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho. Trata-se do 5° resultado positivo consecutivo. No entanto, a queda no emprego desacelerou na comparação com julho, quando foram fechados 1.381 postos formais e 1.531 admissões com um saldo de 150 empregos.

Redação do Portal Canaã