Nova descoberta no projeto Salobo anima mineradora em Marabá

A Centaurus Metals divulgou nesta segunda – feira (20) que foi descoberta uma nova e longa anomalia de cobre e ouro dentro da área do projeto Salobo West, localizado no município de Marabá. Os resultados da geoquímica de solo mostram que no prospecto SW1‐A uma anomalia se estende por mais de 3,2 quilômetros por uma largura de 800 metros.

“A extensa anomalia de Cu-Au [Cobre-Ouro] em solo representa um alvo de IOCG [Minério de Ferro, Cobre, Ouro] excepcional, e está hospedada na mesma sequência estratigráfica e a apenas 15 km ao longo da camada mineralizada da [mina] de cobre-ouro Salobo, da Vale, indiscutivelmente o segundo maior IOCG do mundo”, diz a mineradora australiana em nota divulgada nesta segunda-feira.

Segundo a mineradora, tanto o prospecto SW1‐A quanto o SW1‐B abrigam diversos alvos de sondagem com IOCG, bem como apresentam características geológicas, estruturais, geoquímicas e geofísicas similares a outros conhecidos depósitos de IOCG em Carajás.

A Centaurus diz que tem sido capaz de recuperar um imenso banco de dados histórico sobre o projeto Salobo West e está, atualmente, validando, analisando e, quando adequado, reprocessando os dados obtidos. Os resultados desse trabalho devem ser apresentados na próxima semana, diz a companhia.

De acordo com a mineradora, o processo de licenciamento para a sondagem, junto às autoridades de meio ambiente, no caso o ICMBio, estão em fase avançada e devem estar disponíveis e aprovadas no início de 2018 o que deve “facilitar o início da sondagem pois acontece logo depois do fim da estação das chuvas na região”.

“É bastante raro que uma empresa júnior possa acessar projetos de exploração dessa qualidade no coração de uma das melhores províncias de mineração do mundo, perto de depósitos de primeiro nível e de minas de cobre-ouro e minério de ferro de classe mundial, em operação. Temos sorte de ter acesso a uma riqueza de dados históricos que permitirão à companhia acelerar suas atividades de exploração. À medida que esses dados históricos forem revisados e validados e, à medida que nossa exploração avança, o valor significativo que vemos no projeto deve rapidamente tornar-se mais evidente para os nossos acionistas”, disse Darren Gordon, diretor da Centaurus, em nota.

As áreas do projeto Salobo West fazem parte de um acordo estratégico realizado entre Centaurus e Terrativa Minerais em outubro de 2016. O pacote, chamado Pará Exploration Package (Pará EP), inclui também o projeto de ouro Serra Misteriosa.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta