Tempo seco e queimadas aumentam problemas respiratórios na ‘terra prometida’

Fuligem solta nesta época do ano em Canaã dos Carajás e região é prejudicial. Dica de médicos é beber água, utilizar umidificadores e lubrificar via nasal.

O tempo seco e as frequentes queimadas registradas em Canaã dos Carajás e região aumentam os problemas respiratórios.  A concentração dos poluentes é maior durante a noite e quem já sofre desse mal fica ainda mais desconfortável. Médicos orientam beber muita água, utilizar umidificadores de ar e lubrificantes de vias respiratórias.

Todos os dias o empresário Romoaldo Gomes segue a rotina: bacia com água, pano molhado no chão e o inalador que tem que estar por perto. “Eu ando sempre com a bombinha na mão, uma fica no carro outra na cabeceira de cama, porque eu tenho crises de asma”, contou.

O que mais afeta a saúde da Cristina Mello e de outras pessoas são as queimadas que ocorrem nesta época do ano, prejudicando a qualidade de vida. A fuligem solta como produto dessa ação é um veneno para o corpo.

Quando chega à noite, a concentração da poluição aumenta e quem tem problemas respiratórios sente. Os postos de saúde e hospital municipal Daniel Gonçalves recebem mais pacientes, que reclamam dos efeitos do tempo seco.

Para melhorar de vez, é preciso o fim da irresponsabilidade de quem provoca as queimadas e a ajuda de São Pedro. “Espero que venha chuva mesmo, pra me aliviar, não tem outro jeito, eu já faço inalação, uso a bombinha, mas é só pra melhorar um pouco”, Técnico em Meio Ambiente, Rafael Mathias, comentou.

Redação do Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta