A prefeitura de Canaã dos Carajás divulgou nesta segunda – feira (21), no diário dos municípios paraenses, a empresa vencedora da licitação para fornecimento de passagens rodoviárias para migrante.

A Fenixtur Agência de Turismo foi a empresa vencedora do processo licitatório para o fornecimento de passagens rodoviárias para migrante e, quando pertinente, seus familiares de primeiro grau, à sua localização de origem. O valor total do contrato deverá ser de R$ 186.000,00, com vigência de 17 de novembro a 30 de dezembro de 2016.

Desde o início da implantação do Projeto S11D, gerou um grande impacto socioambiental, especialmente no bioma amazônico, ao mesmo tempo que aumenta exponencialmente as ofertas de trabalho e o nível de renda das pessoas, induz a ocorrência de fluxos migratórios que podem levar problemas para uma área despreparada. Altamente dependente da riqueza mineral, a geração de emprego cresceu com a implantação do S11D. Mas mesmo com taxas de crescimento invejáveis, o lugar é marcado por forte desigualdade econômica.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho revelam que de janeiro a junho de 2016, um total de 5.601 trabalhadores perderam o emprego em Canaã dos Carajás. Na última eleição foi a cidade que teve o maior aumento de eleitores no Brasil, nos últimos quatro anos.

Em 2012, eram 23,5 mil pessoas aptas para votar no município, para as eleições de 2016 são aproximadamente 40 mil eleitores, aumento de 69% ficando à frente de São Patrício, em Goiás e Altamira do Maranhão.

Redação do Portal Canaã